O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) realiza entre os dias 8 e 9 de novembro, em sua sede, em Niterói, a Semana da Aprendizagem e da Qualificação Profissional. O objetivo do evento é refletir sobre os fatores que interferem na trajetória de jovens no mundo do trabalho. Durante os dois dias serão realizadas rodas de conversa, apresentações de trabalhos de alunos do programa Oficina do Ensino, apresentações culturais e apresentação do case de trabalho do instituto na área de aprendizagem. O evento faz parte das comemorações do aniversário do instituto, que completa 14 anos este mês.
O IJCA já qualificou mais de 500 jovens aprendizes desde 2012, quando se tornou uma entidade qualificadora. Durante a Semana da Aprendizagem e da Qualificação Profissional, será lançado um case compartilhando informações que contribuíram para o sucesso da formação dos aprendizes junto com as empresas do setor de transporte rodoviário e o impacto do programa no desenvolvimento dos jovens.
O case "Uma experiência com a qualificação profissional de jovens aprendizes" apresentará a implantação do programa na instituição, os cenários da aprendizagem, desafios, resultados e histórias de sucesso. "Após seis anos cadastrada como entidade qualificadora de jovens aprendizes e trabalhando em sua formação para empesas do setor de transporte, o IJCA entende como relevante compartilhar com outras empresas e organizações da Região Metropolitana Leste Fluminense a importância do desenvolvimento do programa de aprendizagem nesta região" afirma Elen Alves, analista de projetos do Instituto JCA.
A 8ª Mostra de Trabalhos também faz parte da programação, com o tema "As trajetórias juvenis no mundo do trabalho", e trará apresentações de cerca de 20 projetos elaborados por mais de 100 jovens aprendizes das cinco turmas em andamento. Os estudantes vão expor pesquisas que abordam suas perspectivas em relação ao programa Jovem Aprendiz. Os projetos foram elaborados durante o componente curricular Oficina de Pesquisas e Projetos.
Outro destaque da programação é a roda de conversa "Experiência com jovens aprendizes - inserção no mundo do trabalho e o primeiro passo para o desenvolvimento de carreiras", que tem como foco promover reflexões sobre ações das empresas frente a obrigatoriedade da contratação de aprendizes para o cumprimento de cotas da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), incluindo a visão das entidades qualificadoras, aprendizes e das próprias empresas contratantes. A perspectiva é ampliar o debate sobre a trajetória dos jovens aprendizes nas empresas, sua formação e o olhar sob o aprendiz como um colaborador em desenvolvimento nas organizações.
Durante o evento serão apresentados os resultados da Pesquisa de Sondagem "Empregabilidade e Desafios para a Educação "Profissional". A pesquisa realizada pelo instituto com jovens que estudaram na instituição no período de 2014 a 2017 teve entre os seus objetivos quantificar a ocorrência de jovens no mercado de trabalho, tempo médio para inserção e permanência no emprego, empregabilidade no setor, além de desenhar a trajetória do jovem após a conclusão do curso no IJCA.
Com a Semana da Aprendizagem, o Instituto JCA espera estimular o debate com organizações qualificadoras, empresas e jovens sobre a configuração do cenário socioeconômico que influencia a abertura e restrição de oportunidade de acesso dos jovens ao primeiro emprego e no desenvolvimento de suas carreiras. "O Instituto JCA comemora 14 anos firme no propósito de fortalecer trajetórias juvenis e ampliar oportunidades de escolhas. Atento às necessidades dos jovens, o IJCA vem atuando cada vez mais de forma colaborativa com diferentes atores, principalmente empresas e poder público, zelando pelo cuidado e o impacto do trabalho com a juventude", conclui Maysa Gil, coordenadora executiva do instituto.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2Q7qnD2.
Sobre o IJCA
Fundado em 2004 e mantido pelo Grupo JCA, o Instituto JCA trabalha com a perspectiva de que a desigualdade social é uma questão a ser superada para a constituição de uma sociedade melhor. Para isso, escolheu trabalhar em educação e em projetos que melhorem as oportunidades para os jovens visando um futuro com mais possibilidades de escolha. Por ano, são realizadas cerca de dez ações, entre programas, eventos e projetos, beneficiando centenas de jovens. Entre eles, o Curso de extensão (Oficina do Ensino), Manhã do Futuro (Tamojunto), Seminário Educação (Tamojunto), Reforço Escolar (FT), Forum IJCA (FT), Se liga na Profissão (FT), 1001 Histórias com Arte e a Semana da Aprendizagem e da Qualificação Profissional (Oficina do Ensino), que será realizada pela primeira vez este ano