FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 1 de outubro de 2013

IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO DA UFRJ



O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro participa um ano mais do Festival Internacional de violão da UFRJ. No dia 24 vão se realizar uma série de atividades no nosso auditório. Para consultar o resto da programação:http://www.musica.ufrj.br/
14h : EDITORAÇÃO DE PARTITURAS EM SIBELIUS 6.0. Palestra do músico Ricardo Simões
O violonista e compositor apresentará algumas das principais ferramentas para editoração de partituras no programa SIBELIUS 6.0, assim como os benefícios que tal programa pode trazer para uma partitura rica em detalhes musicais.
Ricardo Simões iniciou seus estudos de violão com Paulo Meira. Posteriormente estudou violino sob orientação de Franticek Bartik e Oscar Borguetti, percepção com Judith Cocarelli, teoria e solfejo com Bohumil Med e regência com Eleazar de Carvalho.

Com larga experiência pedagógica e em recitais no exterior, Ricardo já se apresentou acompanhando artistas como Chico Buarque, Simone, Francys Hyme, Nara Leão, João Bosco e Edu Lobo, entre outros.
Como compositor, possui mais de duzentos trabalhos que englobam peças para cordas, prelúdios para piano, obras para violão, sopro, percussão, canto e orquestra sinfônica.

15h30: AUTOGESTÃO DE CARREIRA MUSICAL . Palestra do músico Fábio Neves
Como a prática da autogestão amplia as possibilidades de expressão criativa e o desenvolvimento profissional dos músicos, com maior liberdade? Discutir esse novo horizonte é o objetivo desta palestra, na qual abordaremos a prática da autogestão de carreira como opção estratégica para o profissional da música no mundo globalizado.
"Mestrando no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, é Bacharel em Música pela UFRJ e pós-graduado no MBA em Gestão Cultural pela UCAM. Atua profissionalmente combinando as atividades de músico e coordenador de projetos culturais.
19h : Concerto III: Convidados: Eugênio Lima (UFRN); Octeto Sicarú (Cidade do México) Abertura: Professores e Alunos de violão da UFRJ
Eugênio Lima é Professor da Escola de Música da UFRN, onde leciona Violão, Música de Câmera e História e Literatura do Violão. Estudou com o Prof. Fidja Siqueira (UFRN) e, posteriormente, com Turíbio Santos (UFRJ). Detentor de vários prêmios nacionais onde podemos destacar o 1º lugar no Concurso de Jovens Solistas de Câmara no X Festival de Música de Londrina – PR (1990), 1º lugar no Concurso de Violão Souza Lima (1992) e 3º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória-ES, 1992). É mestre em música pela Escola de Música da UFRJ e doutorando na Escola de Música da UFBA sob a orientação do professor Mario Ulloa.
O Octeto Sicarú criado em 2010, por iniciativa de Rodrigo Lara Alonso, é um conjunto violonístico formado integramente por músicos mexicanos. Oferece um repertório de música contemporânea escrita especificamente para oito naipes, o que o torna um conjunto único no seu país. O conjunto já ganhou os seguintes prêmios internacionais: 1° lugar no Hill Country Guitar Ensemble Competition, San Marcos, Texas (Estados Unidos); 1° lugar no Omiš Guitar Fest (Croácia); 1° lugar no Sesto Concorso Nazionale di Esecuzione Musicale "Città di Piove di Sacco", Padova (Italia); 3° lugar no X Concorso Europeo di Chitarra Classica ‘Enrico Mercatali’ (Itália). Tem oferecido concertos nos Estados Unidos, Croácia, Áustria e Itália. Atualmente prepara uma turnê pela Argentina e Uruguai e apresentações nos Estados Unidos e Canadá. O Octeto Sicarú mantém um compromisso permanente com a música popular mexicana e com a música nova de compositores mexicanos.