"Ruído de trânsito, um vilão em que ninguém presta atenção". Este é o tema da campanha de 2015 do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day - INAD), celebrado em 29 de abril. A iniciativa visa informar a população brasileira acerca do ruído e seus efeitos na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente. A edição de 2015 promoveu 60 segundos de silêncio, entre 14h25 e 14h26, para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas. O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP/Fiocruz, por intermédio do Serviço de Audiologia, e a Coordenação de Saúde do Trabalhador da Direh/Fiocruz, por meio da equipe do Projeto Ruído, fizeram parte do movimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é a terceira principal fonte de poluição do planeta.
Segundo o INAD 2015, o ruído de trânsito se destaca como fonte de poluição sonora, causando custos altos para a sociedade. “A poluição é a degradação da qualidade ambiental. Ela resulta de atividades que, direta ou indiretamente, são prejudiciais à saúde, à segurança e ao bem-estar da população, além de criar condições adversas às atividades sociais e econômicas e afetar desfavoravelmente a biota e as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente, lançando matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos”, afirmou a coordenadora do Serviço de Audiologia da ENSP, Márcia Soalheiro, destacando que o ruído é um dos principais problemas ambientais do século XXI, sendo objeto de preocupação de importantes organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“No que diz respeito ao trabalho, atuar em ambientes com níveis de pressão sonora ou incômodos pode aumentar bastante o risco de ataque cardíaco, distúrbios de atenção, de aprendizagem, do sono, acidentes do trabalho e irritabilidade”, alerta a pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Marta Ribeiro Valle Macedo.
A campanha
Há 20 anos, na última quarta-feira do mês de abril, a League for the Hard of Hearing, atualmente o Center for Hearing and Comunication, promove mundialmente um evento que busca a conscientização sobre os efeitos do ruído, o International Noise Awareness Day (INAD), que consiste na realização de 60 segundos de silêncio e a promoção de diversas atividades educativas, para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana.
No Brasil, a campanha é denominada Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e outras Instituições parceiras, sendo valorizadas algumas ações, tais como: a divulgação dos propósitos da campanha mediante a fixação de cartazes em ônibus, metrôs, repartições públicas entre outros locais de grande concentração de pessoas, atividades lúdicas acerca da poluição sonora, distribuição de camisetas com o logo da campanha e dizeres que chamem atenção para o problema.
Desde 2011, a Fiocruz apoia a Campanha, aliando-se à SOBRAC, a ABA e a UFSM, tendo em vista a sua atuação na promoção da saúde, do desenvolvimento social e difusão do conhecimento científico e tecnológico, além do fato de ser a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Lideram a iniciativa Márcia Soalheiro de Almeida, fonoaudióloga do CESTEH/ENSP, e Marta Ribeiro Valle Macedo (CST/Direh), que assumem a coordenação do INAD no Estado do Rio de Janeiro.
"Espera-se poder contribuir para que a campanha seja promovida não apenas no âmbito da instituição, com foco na saúde dos seus trabalhadores, mas que através da Fiocruz seja possível contribuir para a conscientização da população sobre os problemas decorrentes da terceira principal fonte de poluição que afeta o nosso planeta: a poluição sonora”, desejam as pesquisadoras.
O INAD 2015 busca atingir a população em geral, de todas as regiões do país. Essa oitava edição da iniciativa também tem por objetivo fomentar a consciência da população e de órgãos públicos sobre o problema. Para isso, estão previstas atividades educativas e lúdicas em escolas; reuniões comunitárias; campanhas publicitárias além de ações de autoridades públicas. “Como se entende que a mudança de mentalidade, também no que se refere à poluição sonora, deve ser fomentada desde cedo, destaca-se a importância da participação de jovens e crianças, principalmente estudantes do ensino fundamental e médio, seja público ou privado, como o público alvo mais importante”, diz a campanha.
Como atividades, foram priorizadas a divulgação da campanha no Rio de Janeiro via mídia eletrônica, além da distribuição de cartazes nos murais da instituição. Também se contou com o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia e do Conselho de arquitetura e Urbanismo que divulgarão a campanha em seus sites.