FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Programa de Bioética: inscrições abertas até 27 de abril

Estão abertas, até o dia 27 de abril, as inscrições para o processo seletivo 2015 do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). Ao todo são oferecidas 15 e 14 vagas para doutorado e mestrado, respectivamente. O PPGBIOS é um programa em associação ampla entre ENSP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense. Todas as informações referentes à prova e seleção dos alunos estão disponíveis nos editais.
 
 
 
 
Para a sexta turma do Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, estão disponíveis 15 (quinze) vagas, com início das aulas previstas para agosto de 2015. A seleção contará com prova de conhecimento em duas línguas estrangeiras, que tem caráter eliminatório: inglês e espanhol. Cada prova constará de leitura e interpretação de pelo menos 1 (um) texto originalmente escrito nas duas línguas exigidas. Somente prosseguirá para as próximas etapas o candidato que obtiver nota 7 (sete) ou superior em cada uma das duas provas de língua estrangeira. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do sítio eletrônico: www.ppgbios.ufrj.br. 
 
A prova escrita – eliminaria e classificatória -, será baseada na compreensão e interpretação de texto de Bioética que será apresentado ao candidato na ocasião. Estará apto a seguir no processo de seleção o candidato que obtiver nota mínima 7 (sete), passando para a avaliação da pertinência do anteprojeto de tese e do currículo às linhas de pesquisa do PPGBIOS, cuja etapa é eliminatória. 
 
A quarta etapa é a entrevista com os candidatos considerados aptos nas etapas anteriores. Na entrevista, o candidato deverá fazer uma apresentação oral de 10 abordando tópicos como experiência acadêmica e pré-projeto de pesquisa. Esta etapa também é eliminatória. 
 
Por fim, acontecerá uma avaliação, pelo orientador em potencial, do pré-projeto apresentado pelo candidato e uma segunda avaliação pela Comissão de Seleção do Currículo Lattes e do pré-projeto. Para o preenchimento das vagas oferecidas serão adotados dois critérios a serem utilizados em sequência: média final e a disponibilidade de professor orientador para o tema proposto pelo candidato. Os candidatos aprovados e não classificados poderão ser convocados em eventual processo de reclassificação, de acordo com a decisão da Comissão de Seleção. Vale ressaltar que o Programa reserva-se ao direito de não preencher o total de vagas oferecidas.
 
As provas serão realizadas no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado na Praça Jorge Machado Moreira, 100 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária.
 
A prova de língua inglesa está marcada para 4/5, às 10h e a prova de língua espanhola no dia 5/5, às 10h. Já a prova escrita acontecerá no dia 8/5, às 10h. O período de entrevistas vai de 26/5 à 29/5. O resultado final sairá em 15/6/15. 
 
 
 
Mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva oferece para este ano de 2015 um total de 14 (quatorze) vagas. Os candidatos serão submetidos a processo seletivo único e para o preenchimento das vagas serão respeitadas as linhas de pesquisa e disponibilidade de orientação dos professores do Programa. Somente depois de terminado o processo seletivo e ter designado um orientador é que o aluno poderá se matricular na Instituição de Ensino Superior (IES) ao qual o professor orientador estiver vinculado administrativamente. O Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas. 
 
As etapas de seleção contam com prova escrita, análise e currículo, entrevistas e outros. A primeira etapa é a prova de conhecimento de língua inglesa. A prova constará de leitura e interpretação de pelo menos 1 (um) texto originalmente escrito em inglês. Esta etapa é eliminatória. Prosseguirá para as etapas seguintes o candidato que obtiver nota 7 (sete) ou superior. A prova escrita será baseada na compreensão e interpretação de texto de Bioética que será apresentado ao candidato na ocasião. Estará apto a seguir no processo de seleção o candidato que obtiver nota mínima 7 (sete). Esta etapa é eliminatória e classificatória. 
 
Estarão selecionados para entrevista com a comissão de seleção os candidatos que obtiverem nota igual ou acima de 7 na prova escrita. Também será feita avaliação do anteprojeto de dissertação pela Comissão de Seleção considerando sua pertinência e propriedade. Durante as entrevistas, os candidatos considerados aptos nas etapas anteriores serão arguidos em relação a suas pretensões acadêmicas no Programa e sobre seu currículo para que tenha elementos para designação de possíveis orientadores.
 
Para o preenchimento das vagas oferecidas serão adotados dois critérios a serem utilizados em sequência: média ponderada das notas da prova escrita com peso dois, da avaliação do currículo com peso 1 e da carta de intenções, anteprojeto e entrevista com peso 1 e a disponibilidade de professor orientador para a linha e o tema proposto pelo candidato. Os candidatos aprovados e não classificados poderão ser convocados em eventual processo de reclassificação, de acordo com a decisão da comissão de seleção.
 
A divulgação dos resultados de cada etapa será feita pela internet no site www.ppgbios.ufrj.br . As provas serão realizadas no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado na Praça Jorge Machado Moreira, 100 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária. 
 
A prova de língua inglesa está marcada para o dia 4/5, às 10h. Já a prova escrita acontecerá no dia 8/5, às 10h. O período de entrevistas vai de 26/5 à 29/5 e o resultado final da seleção será divulgado em 15/6. O início das aulas está marcado para agosto de 2015.