A exposição “Orquídeas no Jardim” celebra os 450 anos da Cidade Maravilhosa. Nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio, o público vai apreciar, entre outras, a que é conhecida como a mais carioca das orquídeas – a Laelia lobata. Ela está ameaçada de extinção e cresce apenas em encostas rochosas do Rio e de Niterói.
A beleza da cidade também inspirou os nomes de vários híbridos, como Cattleya Corcovado, C. Cantagalo, C. Lagoa, C. Pão de Açúcar e C. Pedra da Gavea. Hoje muitas orquídeas provenientes de cultivo estão enfeitando árvores da zona sul do Rio, mas o maior tesouro são as espécies nativas que ainda sobrevivem em unidades de conservação.
Além das cinco mil flores em exposição, o evento apresenta uma programação variada, com venda de plantas, palestras, oficinas e cursos, com destaque para a oficina de “Ilustração Botânica”.
Acesso facilitado – Este ano, como é de tradição, a exposição de orquídeas premiadasacontece no Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Porém, a feira de orquídeasque acompanha a exposição acontecerá do lado de fora do Arboreto, no acesso da Rua Jardim Botânico, 1008, ocupando a área do antigo estacionamento. Por isso, o melhor roteiro é visitar a exposição e deixar para fazer as compras na saída, observado que não é permitida a entrada no Jardim com as plantas.
Já as palestras, oficinas e cursos terão lugar na sede da Associação de Amigos do Jardim Botânico - AAJB, também com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008, na casa 6 (próxima ao bistrô La Bicyclette). Para as atividades pagas, que são a oficina de ilustração botânica e o curso " As Orquídeas e seu Cultivo", as inscrições são feitas no local, no estande de vendas da OrquidaRio. E para participar das oficinas de cultivo gratuitas e palestras não é preciso fazer inscrição, basta chegar um pouco antes da atividade e se dirigir ao local.
Atenção: em 30 de abril, o Orquidário estará fechado para a montagem da exposição.
Orquídeas no Jardim
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, dias 1, 2 e 3 de maio de 2015, das 8h às 17h.
Rua Jardim Botânico, 1008.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro não oferece serviço de estacionamento.