FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 22 de abril de 2015

CEBRI Debate: Urbanização e Conflitos: os desafios de grupos armados em grandes cida




CEBRI DEBATE
Urbanização e Conflitos: os desafios de grupos armados em grandes cidades


Palestrante

  • Imagem do palestrante

    Antônio Sampaio 

    International Institute for Strategic Studies (IISS)
Sobre o tema: 
O crescimento desordenado – e sem precedentes – de grandes cidades do mundo em desenvolvimento apresenta desafios de segurança: grupos armados acham mais espaço em favelas e periferias para operar, planejar ataques, controlar economias ilícitas e populações. O fenômeno é conhecido dos cariocas, mas está cada vez mais presente em cidades da África e do sul da Ásia, regiões com rápido crescimento urbano e grandes favelas.
O desafio para as autoridades é como calibrar medidas de segurança e desenvolvimento para responder aos diversos desafios apresentados por grupos armados que operam nas cidades. Este evento vai explorar alguns exemplos de sucessos e fracassos em Karachi, Mogadishu e Nairobi, cidades que enfrentam desafios de grupos armados operando em meio ao crescente caos urbano. O evento também vai analisar possíveis comparações com a realidade do Rio de Janeiro.
Sobre o Palestrante:
Antônio Sampaio é Pesquisador Associado para Segurança e Desenvolvimento no International Institute for Strategic Studies (IISS). O Instituto, com sede em Londres e presença no Oriente Médio, Estados Unidos, Singapura e Índia, é um dos mais tradicionais centros para o estudo de segurança internacional, publicando anualmente o livro Military Balance. Antônio analisa o impacto de grupos armados não estatais no desenvolvimento social e econômico na América Latina e Leste da África. Ele trabalha com três temas princiapis: urbanização e políticas de segurança urbana, violência criminal (especialmente na América Latina) e operações de paz. Seus comentários apareceram em publicações como Foreign Policy, Financial Times, Defense News, Época, Reforma (México) e RCN TV (Colômbia).    
Twitter: @antoniosamp

inscreva-se

Quando?

28 de Abril de 2015 - 15:00h
Onde?
Sala de Eventos do CEBRI: Rua Candelária, 9, 2º andar. Centro - Rio de Janeiro/RJ



Parceria:

LOGO IISS