FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA

Cabeçalho

“Caminhos de Libertação: Alegrias e Esperanças para o Futuro”
“Journeys of Liberation: The Joys and Hopes for the Future”
O Concílio Vaticano II, iniciado em 1962 e encerrado em 1965, representou um marco não apenas para a Teologia, mas para toda a vida da Igreja. Desde o discurso inaugural do Papa João XXIII, na abertura do evento, ficou claro para a sociedade como um todo e para a Igreja em particular, que aquele era um concílio diferente dos outros tantos já acontecidos na história. Pois não se preocupava tanto em julgar o passado, mas sim em abrir o futuro a fim de que o diálogo entre a Igreja e o mundo moderno e secularizado pudesse, finalmente, acontecer.
Reformas importantes aconteceram na liturgia, no modelo de compreensão do que fosse a Igreja, na forma de entender e realizar a pastoral, no relacionamento com outras igrejas e religiões. Na Teologia, o eixo central e ponto de partida passou a ser antropocêntrico, e não mais teocêntrico como antes sucedia. A Igreja Católica desejava olhar para o ser humano, suas angústias e dificuldades, mas também suas alegrias e esperanças para elaborar seu discurso de inteligência da fé.
A revista Concilium, fundada no mesmo ano em que terminou o Vaticano II – 1965 – pretendia oferecer ao povo de Deus uma reflexão teológica em profunda e fina sintonia com as propostas conciliares, a fim de formar e motivar as novas gerações a que se voltassem para a sociedade e a história, e a partir daí vivessem sua fé e agissem em coerência com a mesma.
Publicada há 50 anos, cinco vezes ao ano, Concilium é uma revista de teologia que deseja atingir o mundo inteiro. Seus editores e participantes constituem uma equipe de alto nível em termos do mundo acadêmico. E não se compõe sua equipe apenas de nomes já consagrados na teologia católica, mas igualmente de novas vozes vindas de várias partes do mundo e que, com sua nova visão, enriquecem a revista.
O objetivo da Concilium é, pois, promover debate e discussão teológica no espírito do Vaticano II, a partir do qual nasceu e se consolidou. Trata-se de uma revista católica no sentido mais amplo do termo: enraizada firmemente na herança católica, aberta a outras tradições cristãs e a outras tradições religiosas existentes no mundo. Cada número da Concilium se centra sobre um tema de crucial importância e abrangente alcance para o nosso tempo.
As contribuições dos artigos e ensaios da revista vêm da Ásia, África, América do Sul e do Norte e da Europa. Publicada em seis idiomas, Inglês, Alemão, Italiano, Português, Espanhol e Croata, a revista reflete verdadeiramente as múltiplas facetas de nossa sociedade plural e de uma Igreja desejosa de dialogar com esta pluralidade.
É no sentido de celebrar este jubileu tão importante – 50 anos de existência de uma teologia em sintonia com os tempos e as culturas de hoje – que a Comissão Organizadora do Departamento de Teologia da PUC-Rio propõe o V Simpósio de Teologia, a realizar-se do dia 26 ao dia 28 de maio de 2015, com o tema Caminhos de Libertação: Alegrias e Esperanças para o Futuro.
MOTIVAÇÕES
Este Simpósio dá continuidade à já tradicional iniciativa do Departamento de Teologia da PUC-Rio de realizar periodicamente encontros internacionais para promoção do saber teológico e de sua relação com outras áreas do conhecimento.
Nesta ocasião, se soma às comemorações que haverá em várias partes do mundo em torno ao 50º aniversário da revista Concilium concomitante com o 50º aniversário do próprio Concílio Vaticano II. O Conselho Editorial da revista fará sua reunião anual após o Simpósio e será uma excelente oportunidade para que professores e alunos de nosso Departamento possam ouvir, dialogar e conviver com teólogos de tão variadas procedências e de reconhecida competência em suas áreas de reflexão.
OBJETIVOS
A finalidade principal deste Simpósio é aprofundar a teologia conciliar mas não apenas olhando para o passado – pujante e glorioso – dos pais fundadores como Rahner, Metz, Schillebeckx, Congar, Kung e outros. Desejamos, antes, olhar para o futuro a partir do presente no qual o povo cristão partilha As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem (Gaudium et Spes 1).
Assim como o Concílio e a Revista, que quis e quer encarnar seu espírito, desejamos seguir as pegadas daqueles e daquelas que configuraram essa visão de mundo, de humanidade e de Deus. Nosso Simpósio deseja ouvir diferentes vozes, de diversas latitudes e refletir sobre os grandes desafios que hoje se apresentam à fé e à teologia. Por isso, cada conferencista, cada painelista, cada debatedor apresentará a partir da sua disciplina suas esperanças para o futuro da teologia em um mundo tão diverso e tão cambiante.
PROGRAMAÇÃO
O Simpósio apresentará quatro tipos de atividades formativas.
1. Conferencias
Exposições feitas por um teólogo em sessão plenária durante uma hora, com tempo para debate e perguntas posteriores. Na escolha dos conferencistas procuramos contemplar a diversidade que forma a Concilium:
- um asiático – Pe. Felix Wilfred – falando a partir da diversidade religiosa e diálogo inter-religioso;
- um latino-americano – Pe. Jon Sobrino – expondo sua reflexão teológica sistemática a partir dos pobres e das vítimas;
- uma norte-americana – Dra. Lisa Cahill – especialista em Ética Teológica analisando este campo do saber teológico com os olhos postos no futuro.
2. Diálogos teológicos
Consistem em dois expositores que exporão durante meia hora suas visões de uma área da teologia, sendo posteriormente interpelados por um debatedor, antes de passar a palavra à assembleia.
a) O primeiro será sobre Bíblia: Sarojini Nadar (África do Sul) e Leonardo Agostini (departamento de Teologia PUC-Rio). Debatedora: Marie Therese Wacker (Universidade de Munique).
b) O segundo será sobre Doutrina Social da Igreja: Johan van Straeten (KULeuven, Bélgica) e Paulo Fernando Carneiro de Andrade (Departamento de Teologia PUC-Rio) Debatedora: Hille Hacker (Universidade Loyola de Chicago).
c) O terceiro será sobre Teologia Fundamental e Sistemática: Thierry-Marie Courau (Institut Catholique de Paris) e Luiz Carlos Susin (Departamento de Teologia da PUC do Rio Grande do Sul) Debatedora: Susan Ross (Universidade Loyola de Chicago).
3. Comunicações simultâneas no início das tardes
a) Cada sessão de comunicação se iniciará com a reflexão de um editor da Concilium em plenário: Andres Torres Queiruga no dia 26 e João Vila-Chã no dia 27.
b) Em seguida, haverá quatro sessões simultâneas onde as comunicações inscritas e aprovadas acontecerão. As áreas temáticas nas quais os comunicadores podem inscrever-se são:
1. A Renovação Litúrgica - Coordenação: Prof. Dr. Luiz Fernando Ribeiro. Santana
2. Bíblia, Igreja e Sociedade - Coordenação: Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo.
3. Gênero, Desafios e Esperanças para a Igreja - Coordenação: Profª. Ma. Maria Cristina Furtado.
4. Leigos em Missão - Coordenação: Prof. Dr. Cesar Augusto Kuzma.
5. O importante diálogo entre Literatura e Teologia - Coordenação: Prof. Me. Marcio Cappelli.
6. Espiritualidade para o Século XXI- Coordenação: Profª. Drª. Lucia Pedrosa de Pádua.
7. Ecumenismo, e diálogo inter-religioso: conquistas e desafios para a Igreja - Coordenação: Profª. Drª Maria Teresa Cardoso e a Profª. Drª Francilaide de Queiroz Ronsi.
8. A Teologia em diálogo com a Ecologia: Deus, o ser humano e a natureza - Coordenação: Profª. Drª Jussara Linhares.
4. Painel de encerramento
Vários teólogos da Concilium e da PUC-Rio resgatarão os pontos principais do Simpósio: Diego Irarrazaval, Solange Lefebvre, Cezar Kuzma, Silvia Scatena e Danny Pilario.
Coordenadora: Maria Clara Bingemer e Regina Amicht-Quinn.