Em Sobremarinhos, o mar tem suas nuances fragmentadas e reconstruídas pelo artista pernambucano; realizado entre PE e RJ, projeto é fruto do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia
Em seu “Diário de Viagem” (1978), Abert Camus compartilha sua percepção do mar durante viagem ao Brasil, em 1949: “As águas estão pouco iluminadas na superfície, mas sente-se a sua escuridão profunda. O mar é assim, e é por isso que eu o amo.” Estabelecendo um diálogo com o denso universo de Camus, Sobremarinhos, novo livro de Gilvan Barreto será lançado no Recife na quarta (29/4).
Com a publicação realizada através do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, o pernambucano comemora 20 anos de trajetória. E se deixa arrastar por correntes marinhas, tecendo experimentos imagéticos que tocam tensão, caos e harmonia. Da arrebentação, Gilvan emerge assumindo uma faceta artística tocante e madura.
“Sobremarinhos finaliza a trilogia iniciada com o livro Moscouzinho, seguida de O Livro do Sol. Cada um com suas peculiaridades, têm em comum os ciclos da vida, os desejos de infiltrar cinema e literatura no fazer fotográfico”, comenta Barreto.
Em seu formato, o livro também reproduz a dinâmica das marés. Páginas podem ser suprimidas ou alternadas para que novos feitios surjam a partir de cada contato. “Cada vida tem um ritmo, um roteiro. Neste livro, a história é recontada e reordenada para que cada leitor dite seus inícios, meios e fins”, diz Gilvan. Alinhada a esta ideia de fluxo, um ação é proposta aos leitores: que passem a publicação adiante, mapeando nas redes sociais os caminhos da corrente gerada.
“Sobremarinhos é um gatilho experiencial”, afirma a curadora Cristiana Tejo. “Este trabalho me atingiu de maneira emocional, quase biográfica”, observa.
Sobre o artista
Gilvan Barreto é pernambucano e mora no Rio há nove anos. Seu trabalho foca em questões políticas, sociais e na relação do homem com a natureza. Sua fotografia é influenciada pelo cinema e literatura. Em 2014, venceu o Prêmio Brasil de Fotografia, Prêmio Marc Ferrez (Funarte), Prêmio Conrado Wessel de Arte e fez parte do Rumos Itaú Cultural com o projeto Orquestra Brasileira de Fotografia. Além de Sobremarinhos, tem mais dois livros publicados: Moscouzinho (Tempo D’Imagem, 2012), e O Livro do Sol (Tempo D’Imagem 2013).
SERVIÇO
Lançamento do livro SOBREMARINHOS de Gilvan Barreto
Quando: quarta 29/04, às 19h
Onde: Capibaribe Centro da Imagem – CCI (rua da Aurora, 533, Térreo, Boa Vista, Recife)
Informações: 3032-2500
ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa / PR
55 11 953839717