FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Últimas semanas para visitar três mostras de curta duração no MHAB



Três exposições ficam em cartaz no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) somente até o final deste mês de abril. Dentre elas estão a tela Feira da Travessa, de Aroldo Paiva, na Pinacoteca MHAB; o Piano vertical, que integra o Peça em Destaque; e a tela “Abençoando as Terras do Bandeirante”, de Eugênio Proença Sigaud, que faz parte do acervo do museu e foi restaurada recentemente. As três atrações fazem parte das mostras de curta duração e foram abertas em dezembro de 2014, no âmbito do projeto Natal no Museu. As mostras são gratuitas e podem ser visitadas terça, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h, e na quarta e quinta-feira, das 10h às 21h.

A exposição “Abençoando as Terras do Bandeirante” de curta duração apresenta ao público o resultado de onze meses do PAR - Projeto Acervo em Restauro. A obra integrante do acervo MHAB "Abençoando as Terras do Bandeirante", de Eugênio Proença Sigaud, foi restaurada em parceria entre MHAB, MAP e UFMG. A mostra relata os processos da restauração da obra e contextualiza o Setor de Conservação dentro do MHAB, sua importância e atuação.
Instalado no espaço do mezanino, o projeto Peça em Destaque busca contar pequenas histórias ou interpretações que possibilitem ampla compreensão de determinado tema, ampliando as possibilidades de exposição do acervo do Museu. Em abril, os visitantes podem ver pela última vez a exposição um Piano vertical fabricado em madeira, tecido, metal e marfim, produzido no século XIX. O instrumento teve como proprietário Monsã, expressivo artista modernista, com ampla atuação na cena cultural da capital mineira. Adquirido pelo MHAB, o objeto passou por um processo de restauro, enfatizando sua relevância no panorama histórico de Belo Horizonte, o que possibilitou sua exibição em diversas mostras do Museu.

A Pinanoteca do MHAB é um espaço expositivo instalado no hall de entrada do edifício-sede, com o objetivo de destacar um quadro do acervo do Museu e atualmente recebe a tela Feira da Travessa, de autoria de Aroldo Paiva. A obra consiste em uma representação da Feira da Travessa da Arte, que ocorria todos os sábados de manhã no quarteirão fechado da Praça Diogo de Vasconcelos, na região da Savassi.