FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 25 de abril de 2015

10º Ciclo de Debates começa em 4 de maio




Não é todo dia que um curso completa uma década de existência de sucesso absoluto. E a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP é um exemplo disto, chegando a esta marca, mesmo tempo do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, atividade que marca o início do curso. De 4 a 8 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá o evento realizando cinco mesas de discussão com temas que envolvem as políticas e os princípios estratégicos que norteiam as ações de atenção básica no país. No fim da semana haverá a tradicional formatura da Residência (turma 2013). As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e são abertas a todos os interessados.

A Residência é coordenada pelos pesquisadores da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho, Helena Maria Seidl Fonseca, Margareth Rose Gomes Garcia, José Wellington Gomes de Araújo e Márcia Cristina Rodrigues Fausto. Pretende fazer uma discussão sobre as questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. Busca promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (enfermeiro, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista e psicólogo) para atuarem nas equipes de saúde da família com desempenhos de excelência nas seguintes áreas de competência: organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando à melhoria da saúde e o bem estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade pautados em princípios éticos.

Programação:

4 de maio
A primeira mesa do Ciclo traz o tema Conjuntura atual do SUS e da Política Nacional de Saúde: abertura de capital estrangeiro para a saúde. A atividade terá como palestrante Maria Inês Bravo (UERJ). Nelson Rodrigues (Idisa/Cebes) será o debatedor da mesa, coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Isabela Soares Santos.

5 de maio
A segunda atividade debaterá a Política de formação para o SUS: o papel das residências, com exposições de Heider Aurélio (Ministério da Saúde) e Ricardo Ceccim (UFRGS). A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, será a debatedora da mesa e a pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha coordenará a sessão.

6 de maio
A mesa Favela e periferia: o lugar da educação, do desejo e da cultura terá exposição de Jailson de Souza (UFF), além de Binho Cultura (escritor e produtor cultural) e um representa do Caminho Melhor Jovem como debatedores convidados. A atividade será coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Marize Bastos.

7 de maio
A mesa do quarto dia do Ciclo de debates Formação para a cidadania: qual o papel dos movimentos sociais? terá com expositora Ivete Miloski (Museu do Ingá). Participa, como debatedor, Raphael Calazans (Instituto Raízes e Cultura). O pesquisador da ENSP/Fiocruz José Wellington coordenará a mesa.

8 de maio
A última mesa discutirá o tema Política da Atenção Básica: avanços e desafios em palestra de Eduardo Alves (DAB). O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, será o debatedor convidado em atividade coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Márcia Fausto.

A semana de atividades será encerrada com a formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2013/2015), às 14 horas.

Local:
Auditório Maria Deane - Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz (ao lado do Ipec/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - RJ