FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia inaugura exposição cujo tema é a Rio 2016

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro de São Pedro da Aldeia, vai receber no período de 1º de julho a 31 de agosto, a exposição Rio Cidade Olímpica, com fotos da jornalista e fotógrafa amadora Cecília Barroso (foto/ Museu do Amanhã-Rio), o caricaturista Fábio Alves e o desenhista Laércio de Oliveira. Os três artistas fazem referência ao maior evento esportivo do mundo e que será na cidade do Rio de Janeiro, a Rio 2016. A inauguração será no dia 29 de julho, às 19h30.
Segundo Cecília Barroso, no caso da exposição fotográfica, a proposta do trabalho foi convidar os moradores de São Pedro e municípios vizinhos a conhecerem um pouco mais da Cidade Maravilhosa. ”Muitas pessoas que vivem na Região dos Lagos nunca estiveram no Rio ou conhecem mal a cidade. A ideia é aproximar esses dois mundos através de imagens que refletem a dinâmica do Rio”, explica, destacando que a ideia, inclusive, é atrair estudantes das escolas públicas da Região.
As fotos aéreas do Maracanã e do Parque Olímpico (Barra da Tijuca) foram uma contribuição do fotógrafo profissional Alexandre Macieira. O evento tem apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer. A inauguração da exposição será no dia 29 de julho às 19h30.
O desenhista baiano Laécio de Oliveira usará a técnica do Pontilhismo para expressar movimentos, gestos, ações e a beleza anatômica dos atletas olímpicos. “O pontilhismo é minha técnica predileta, pois representa uma forma de expressar o sentido realístico através da sobreposição da escala cromática preta e branca dos pontos”, disse, explicando que as imagens em preto e branco fazem parte de um mundo físico visual na construção e na percepção cromática de cada observador.
Já o caricaturista de Nilópolis, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Fábio Alves apresentará caricaturas de personagens importantes do esporte, a partir de sua experiência de mais de 10 anos na área. “Sempre gostei de ver as caricaturas que estampam as páginas de jornais e revistas e, aos poucos, fui aperfeiçoando minha técnica”, afirmou.
Exposição Rio Cidade Olímpica – Inauguração 29/07 – 19h30
Rua: Francisco Coelho Pereira, 255 - (22) 2625-5167
De 02 a 31 de agosto. Visitação: de segunda à sexta-feira, de 10h às 17h
Sábado e domingo, de 18h às 21h/ Informações: Cecília Barroso: 21 97121-6143