A ESPM Social apoia e incentiva o trabalho das organizações do terceiro setor que lutam por um mundo socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável. Por isso, oferece a essas organizações, gratuitamente, consultorias de marketing, comunicação e gestão. Seu objetivo é auxiliar no diagnóstico de eventuais problemas de estrutura, estratégias de posicionamento, práticas administrativas e processos de atuação a fim de melhorar o seu desempenho e sua visibilidade, além de identificar e potencializar as forças da organização.
O projeto seleciona semestralmente oito organizações atuantes na região metropolitana de São Paulo e já beneficiou mais de 150 ONGs e OSCIPs até hoje.
As inscrições para o processo seletivo das ONGs e OSCIPs que serão atendidas no segundo semestre de 2016 devem ser feitas até 5 de agosto pelo link http://www.espmsocial.org, no qual também podem ser lidas informações complementares sobre este e outros trabalhos da Agência Experimental de Voluntariado da ESPM. Dúvidas adicionais podem ser enviadas para os e-mails: consultoria.social@espm.br eespmsocial.institucional@espm.br.
É importante ressaltar que é um trabalho de consultoria, ou seja, o produto a ser entregue à ONG, neste caso o cliente, é um diagnóstico e um plano de ação com base em análises do macro e do microambiente da organização, seu ambiente interno, situação financeira, comunicação e processos de gestão. As instituições selecionadas receberão, ao final do período, um plano de ação contendo orientações de marketing, gestão e comunicação. Nele, serão indicados novos rumos e estratégias a serem adotadas (sugestão de estruturação das atividades das ONGs e OSCIPs, melhoria na divulgação do trabalho realizado e na sua imagem para a sociedade, busca de parceiros, ordenamento da gestão financeira, ampliação do atendimento, captação de recursos etc.). No semestre seguinte, e um ano após a entrega do material, a equipe de Relacionamento Institucional da ESPM Social entrará em contato com a organização para o acompanhamento dos impactos e da implementação das ações.
Outro ponto relevante é que a consultoria é feita por alunos da ESPM sob a orientação de professores e especialistas na área. Não se trata, no entanto, de um trabalho escolar, mas uma ação extracurricular em caráter voluntário, totalmente profissional, em que os alunos têm a oportunidade de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido em sala com fins de incentivo à cidadania e à inserção social.
Desde 2003, a ESPM Social realiza consultorias para o terceiro setor selecionando, a cada seis meses, novas entidades que participam gratuitamente. Mais de 150 ONGs já foram contempladas com o projeto. Foi o caso, por exemplo, do Projeto Iris Cão Guia (www.iris.org.br), que quando recebeu a consultoria da ESPM Social ainda era uma simples ideia de sua fundadora. Ela, uma advogada deficiente visual, constatou a grande dificuldade e o alto custo para se conseguir um cão guia e decidiu criar uma ONG para ajudar outros deficientes em situação econômica que não permitia a aquisição de um animal. “Quando Taís nos procurou, em 2003, ela tinha uma ideia e nós a ajudamos a organizá-la e a criar sua estratégia de marketing para viabilizá-la. Em 2004, o projeto foi concretizado, a ONG fundada, mantendo seu funcionamento até hoje e sendo muito bem-sucedida”, relembra o coordenador da ESPM Social, professor Carlos Frederico Lúcio.
Além do link indicado, mais informações sobre o processo seletivo ou sobre a agência experimental, a partir do dia 18/07, podem ser obtidas pelo telefone: (11) 5085-6672 ou (11) 5085-4151, das 14h às 18h ou pelos e-mails:consultoria.social@espm.br e espmsocial.institucional@espm.br.
Premiada
A ESPM Social já foi laureada diversas vezes por suas iniciativas, tendo sido ganhadora do VIII Prêmio Banco Real/Unisol e, em novembro de 2014, recebido o Prêmio Marketing Best de Sustentabilidade pelo conjunto das ações realizadas. A agência experimental é uma das mais bem estruturadas e ativas iniciativas educacionais entre as Instituições de Ensino Superior do país na área de negócios. Atuando no incentivo à ética e responsabilidade socioambiental empresariais, com alunos de graduação de todos os cursos da ESPM.
Sobre a ESPM Social
Agência Experimental formada por alunos voluntários, sob a coordenação e orientação de docentes. Além do trabalho de consultoria para ONGs e OSCIPs, organiza eventos que beneficiam organizações de São Paulo, tendo também como papel difundir dentro da Escola os conceitos de responsabilidade social, sustentabilidade e Ética no mundo corporativo.
Sobre a ESPM
Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.
A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.