FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Produção de textos para a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro entra na fase final

Os professores das escolas públicas que se inscreveram na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm até o dia 8 de agosto para realizarem as oficinas de produção de textos com os alunos. O diretor da escola terá, então, até o dia 19 de agosto para incluir o trabalho selecionado no sitehttps://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.
O Programa recebeu nesta edição, mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 4.874 municípios e quase 40 mil escolas. O principal objetivo é mobilizar os professores para o ensino da Língua Portuguesa e oferecer formação ao docente para aperfeiçoar a didática de produção de textos.
Os trabalhos inscritos são divididos em quatro gêneros, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. As oficinas conduzem a preparação dos textos e ajudam a aprofundar o conhecimento sobre cada gênero.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é desenvolvida pela Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Tem como tema “O lugar onde vivo”, para que os alunos possam estreitar os vínculos com a comunidade.
Seleção e premiação
Após a etapa escolar, que se encerra no dia 19 de agosto com a inscrição dos textos no site do Programa, acontecem as etapas municipal e estadual. Deste processo, são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal, 125 de cada gênero. As comissões julgadoras são compostas por pais, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.
Para a final da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro serão selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. A cerimônia de premiação acontece no dia 06 de dezembro, em Brasília (DF), quando serão conhecidos os 20 ganhadores, cinco de cada categoria.