FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA SEM FINS LUCRATIVOS

quarta-feira, 15 de março de 2017

Comunitas lança plataforma digital para troca de conhecimento sobre gestão pública

A Rede Juntos é uma ferramenta desenvolvida em parceria com a SOMOS Educação para possibilitar o compartilhamento de experiências e cases de administração pública entre gestores dos municípios brasileiros
No dia 15 de março, a Comunitas realiza o lançamento da plataforma Rede Juntos, ferramenta criada a partir da sistematização de projetos do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de levar essa experiência para escala nacional, disseminando as boas práticas entre os municípios. Com versões para web e mobile, a expectativa é revolucionar a forma de interação entre gestores e ampliar o compartilhamento de experiências e cases em tempo real. Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos atua em 15 cidades brasileiras por meio de mais de 70 frentes de trabalho, atingindo mais de 24 milhões de cidadãos. A iniciativa envolve líderes empresariais e a sociedade civil no debate de ações para a melhoria da gestão pública aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos.
A plataforma digital de troca de dados em gestão foi desenvolvida em parceria com a SOMOS Educação para ajudar a difundir o conhecimento gerado com as ações do Juntos e fortalecer a rede de intercâmbio e aprendizado. Além de ter um ambiente que reúne conteúdo especializado em administração pública, o espaço terá ferramentas para fomentar o compartilhamento entre administradores públicos. O portal conta ainda com diversos parceiros, como a Universidade de Columbia/EUA, a Fundação Getúlio Vargas e a EACH-USP.
Para o mês de março, a plataforma reserva uma intensa programação de webinários com especialistas em administração pública: Gestão em Tempos de Crise, com Fernando Abrúcio (Professor da FGV); Engajamento Cívico, com Artur Araújo (diretor de comunicação da Prefeitura Municipal de Campinas) e Ariel Kogan (diretor-executivo da Open Knowledge Brasil); Profissionalização da Gestão Pública - Recrutamento, Seleção e Fortalecimento de Lideranças no Setor Público, com Humberto Laudares (consultor em políticas públicas e desenvolvimento internacional); Joyce Toyota (diretora e co-fundadora do Vetor Brasil); Inovação de Gestão de Pessoas | Avaliação de Desempenho e Remuneração por Competências, com Humberto Falcão Martins (Diretor do Instituto Publix), e Administração Pública e Gestão Social, com Patricia Mendonça (Professora da EACH USP).
Segundo Regina Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, a ideia é disponibilizar os recursos já utilizados em projetos de sucesso junto a alguns municípios de forma que essa gestão seja independente e replicável, como um grande banco de boas práticas em gestão, além de possibilitar o contato direto de gestores responsáveis por determinados projetos, facilitando a interação.
“Uma das contrapartidas que sempre exigimos dos municípios participantes do Juntos é que o conhecimento e os cases sejam disponibilizados para o público, de forma que outros administradores possam se beneficiar e aplicar em seus municípios boas práticas já testadas pelo programa. Dentre os exemplos está o modelo criado por Pelotas (RS), cidade pioneira em implantar o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e tem, atualmente, 246 projetos em acompanhamento. A Prefeitura de Campinas, após adoção de uma série de propostas que aumentaram a arrecadação e reduziram as despesas, alcançou o maior superávit, sem aumento de tributos ou prejuízo ao cidadão, além disso o projeto de Aprovação Imediata Responsável (ARI), iniciativa inédita no país, criada pela para reduzir o tempo de tramitação dos processos imobiliários, desburocratizando a aprovação de empreendimentos de baixo impacto, correspondente a 80% do total na prefeitura. Já em Paraty, houve um inédito recadastramento imobiliário. Entre 15 mil imóveis, 3 mil deles nunca tinham recolhido IPTU. Em Teresina (PI), foram desenvolvidas metas de otimização das receitas. Em 2015, houve um incremento de R$ 9,4 milhões na receita própria e uma redução de mais R$ 11 milhões nas despesas de 2016”, explica Regina.
O evento de lançamento, que acontecerá na sede da Comunitas, em São Paulo, contará com a participação de lideranças dos setores público e privado, bem como de gestores públicos em rodas de conversas sobre temas como educação, equilíbrio fiscal e competitividade nas cidades.
A abertura será feita por Regina Esteves - diretora-presidente da Comunitas, e serão realizados três painéis de discussão: o primeiro discutirá “Os Desafios da Gestão Pública Municipal”, com a participação de ACM Neto - prefeito de Salvador, e Jonas Donizette – prefeito de Campinas; no segundo, Claudia Costin - Professora de Harvard e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, e Dana McKoy - Professora de Harvard, e Alexandre Schneider – Secretário de Educação de São Paulo, abordarão os desafios na Educação; o terceiro, uma roda de conversa com troca de experiência de boas práticas, com a participação de Eduardo Leite - ex-prefeito de Pelotas, Raquel Lyra –prefeita de Caruaru, e Miguel Coelho, prefeito de Petrolina.
A plataforma está disponível para acesso online a partir de 15 de março no endereço: www.programajuntos.org.br
Lançamento Rede Juntos
ü Data: 15 de março de 2017
ü Horário: das 9h às 12h
ü Local: Comunitas – Rua Pamplona, 1005 (auditório) – São Paulo