Os professores Felipe Iachan e Francisco Costa, da EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, participaram do 6th Lindau Meeting on Economic Sciences, indicados pela Academia Brasileira de Ciências. (ABC). O evento, realizado de 22 a 26 de agosto, na Alemanha, reuniu jovens pesquisadores de diversas áreas da economia com laureados pelo prêmio Nobel da área.
“A principal motivação do evento é a viabilização de contatos em níveis variados de formalidade e estrutura entre pesquisadores em momentos diferentes da carreira. Muitas dessas conversas não ocorreriam tão naturalmente em outros ambientes, como um congresso acadêmico regular”, destaca o professor Felipe Iachan.
Os temas debatidos durante o evento foram bastante diversificados. Cada laureado fez uma apresentação sobre pesquisa recente ou iniciou uma nova exploração de ideias promissoras em sua área de interesse. Os assuntos variaram desde a célebre Teoria dos Jogos às reformas dos sistemas de seguridade social e de inovações de ferramentas para análise de políticas sociais às consequências da automação sobre o mercado de trabalho.
O professor Francisco Costa destacou que as seções que mais despertaram seu interesse foram as que debateram a problemática da desigualdade, o impacto da automação e da inteligência artificial no mercado de trabalho, além dos debates sobre sistemas de previdência e seguridade social. Já Iachan frisou a participação em debates que abordaram a teoria dos contratos, novas condições para políticas monetária e fiscal e a discussão sobre como se abordar a desigualdade econômica.
Dessa forma, o evento contribui para a troca de ideias sobre pesquisas em andamento dos professores da EPGE. Além disso, o encontro também possibilitou a interação entre recém-doutores e alguns estudantes prestes a se doutorar. Trocas de ideias sobre a pesquisa recente de cada um e o estabelecimento de novos contatos para colaborações futuras foram comuns ao longo do evento.