FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de julho de 2018

Evento debate 20 anos do modelo de organizações sociais da saúde

O modelo de gestão de serviços de saúde por meio das organizações sociais da saúde (OSSs) completa vinte anos em 2018. Para debater o tema, o Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde (FGV Saúde) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) realiza, no dia 27 de setembro, das 19h15 às 21h30, o debate “Organizações Sociais da Saúde – 20 anos: Solução ou Deturpação na Administração Pública”. O evento será realizado no Salão Nobre FGV 9 de Julho (Rua Itapeva, 432 – 4º andar. Bela Vista, São Paulo/SP).
A proposta do evento é debater o tema a partir da visão de três atores protagonistas da questão: o Ministério Público, um gestor público e um representante institucional das OSSs. Participam das discussões Arthur Pinto (Ministério Público do Estado de São Paulo), Renilson Rehem (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde - Ibross) e Wilson Pollara(Gestor de saúde), com moderação do professor Walter Cintra Ferreira Jr. (FGVsaúde). Eles vão debater os êxitos e erros dessa experiência, que começou com a implantação de novos hospitais estaduais em São Paulo, se disseminou pelo país e hoje está presente em mais de 200 municípios, 22 estados e no Distrito Federal.
Estudos têm demonstrado que o modelo é mais eficiente quando comparado com a gestão tradicional pela administração direta de equipamentos públicos de saúde. Pesquisas com usuários revelam um alto grau de satisfação com os serviços prestados por estas entidades. Por outro lado, críticos do modelo afirmam tratar-se uma forma de privatização da coisa pública e o acusam de falta de transparência, de incentivo à precarização das relações de trabalho, de pagamento de salários milionários aos seus dirigentes e de desvios de recursos públicos, entre outras críticas.
Alunos e ex-alunos da FGV, parceiros e membros da comunidade FGV têm condições especiais para participação. Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse o site.