FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 4 de abril de 2015

MM GERDAU É PALCO DE CONCERTO DE VIOLONCELOS NA SEMANA SANTA

Exibindo Ensemble de Violoncelos - por Liliane Martinha.jpg


Parte da programação do II Festival de Violoncelos de Ouro Branco, o Ensemble de Violoncelos terá a
participação de 30 músicos, brasileiros e estrangeiros. Sábado, 4 de abril, às 17h, com entrada franca

Durante o feriado da Semana Santa, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe no sábado, 4 de abril de 2015, às 17h, o Ensemble de Violoncelos. Com direção artística de Matias de Oliveira Pinto, o número terá a participação de 30 músicos do Brasil e de outros países, entre eles Robson Fonseca Ferreira(violoncelo) e Katarzyna Marta Druzd (viola). A apresentação é parte da programação do II Festival de Violoncelos de Ouro Branco, que acontece entre os dias 1º e 4 de abril e é promovido pela Casa de Música de Ouro Branco. O evento no MM Gerdau – única apresentação do Festival na capital – tem entrada franca.

Os músicos iniciam o concerto com Sonata Pian e Forte, Ch. 175, do italiano Giovanni Gabrieli. A música de Gabrieli pertence ao período de transição entre o Renascimento e o Barroco. O público também poderá apreciar o Concerto Le Phénix, do compositor e organista francês Michel Corrette, também autor de vários livros sobre metodologia musical. Apesar de pouco conhecido, Corrette tem um papel único na música do século XVIII.

Em seguida, o ensemble apresenta Bachiana Brasileira nº1, de Heitor Villa-Lobos. A peça faz parte das Bachianas Brasileiras, série de nove composições escritas por Villa-Lobos entre1930 e 1945. Nesse conjunto, ele fundiu as tradições folclóricas brasileiras às formas pré-clássicas de Bach. Além das peças de Gabrieli, Corrette e Villa-Lobos, a apresentação incluiBucolics para viola e cello, do polonês Witold Lutosławski.

Casa de Música de Ouro Branco é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade busca divulgar o acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos. Outras informações em www.casademusica.org.

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Ouro Branco – Fumcob e pela GerdauMilplan Engenharia e White Martins, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO

Ensemble de Violoncelos, com direção artística de Matias de Oliveira Pinto
  • Data: 4 de abril de 2015, sábado
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 17h
  • Entrada franca

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herityem gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca