Embora o último verão tenha sido escasso em chuvas para os cariocas, o fato é que tempestades fazem parte do cotidiano do Rio de Janeiro. As chuvas que ocasionam desastres urbanos podem ser analisadas como chaves para entender as relações entre natureza, cidade e Estado. É isso que propõem os convidados para o próximo seminário do ciclo "O Museu do Meio Ambiente comemora a cidade", em 8 de abril, às 9h30.
A partir da questão das chuvas, Lise Fernanda Sedrez (UFRJ) e Gustavo Martinelli (JBRJ) debaterão as noções de desastre ambiental e desastre natural, como elas permanecem e se atualizam no imaginário dos habitantes da cidade e, mais do que isso, como têm sido usadas, na maioria das vezes, sem a contextualização necessária.
Lise Sedrez é doutora em História da América Latina pela Stanford University (2005) e editora da TOPOI, revista de História do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Martinelli tem doutorado pela Faculty of Sciences - University of St.Andrews, no Reino Unido (1994) e coordena o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
"A cidade: desastre ambiental ou natural?" – dia 8 de abril, das 9h30 às 12h30
Museu do Meio Ambiente - Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada gratuita.