A Rede Asta acaba de lançar a coleção Maria Flor, em homenagem ao Dia da Mulher. São colares com quatro flores diferentes, que buscam representar os mais diferentes tipos de mulher. "Nossa ideia inicial era fazer uma coleção apenas com a rosa, mas paramos para pensar e existem mulheres que não se identificam com esta flor. Então, resolvermos fazer outras também, para que cada uma possa escolher aquela que melhor a representa", afirma Gabriela Krugel dos Santos, artesã do grupo Mãos Brasil, de São Gonçalo (RJ), que integra a Rede Asta. O negócio social leva a consumidores em todo Brasil produtos de decoração e moda de alta qualidade, feitos à mão por grupos produtivos de regiões de baixa renda do país. A rede trabalha para o empoderamento de mulheres artesãs e de seus pequenos negócios, por meio de treinamentos, formação de redes de produção e criação de canais de venda.
Gabriela é quem faz as flores, em um minucioso trabalho manual que mescla as técnicas origami (dobradura sem corte) e kirigami (dobradura com corte). São quatro tipos diferentes, flor de lótus rosa, tulipa laranja, margarida branca e rosa vermelha, que são colocadas dentro de um vidrinho delicado, e contam com um cordão regulável para melhor se ajustar ao corpo de cada mulher. Cada flor e sua cor tem um significado diferente nesta coleção: a margarida branca representa a paz; a tulipa laranja a vitalidade e o vigor; a rosa vermelha o amor; e a flor de lótus traz uma mistura de representações, o renascimento, a pureza espiritual, a busca pela própria essência e pelo equilíbrio.
"A Flor de Lótus, particularmente, é a minha favorita. Ela é de uma delicadeza, nasce sozinha, e o próprio abrir dela é tão encantador. É quase poético. Eu sou apaixonada pela figura dela em si", diz Gabriela. Segundo ela, a flor tem múltiplas facetas, assim como as mulheres.
Para a Rede Asta, é uma honra homenagear a mulher com esta nova coleção. "A mulher é quem move nosso trabalho e é representada no nosso dia a dia pela nossa equipe e pelas artesãs. São mulheres guerreiras que fizeram da Rede Asta o que ela é hoje", afirma Rosane Rosa, Sócia e Diretora de Varejo e Desenvolvimento de Produtos do negócio social.
Sobre a Rede Asta
Criada em 2005, a Rede Asta é um negócio social que leva a consumidores em todo Brasil produtos de decoração e moda de alta qualidade, feitos à mão por grupos produtivos de regiões de baixa renda do país. A rede trabalha para o empoderamento de mulheres artesãs e de seus pequenos negócios, por meio de treinamentos, formação de redes de produção e criação de canais de venda. Os produtos são cocriados com os grupos com a orientação de designers. São peças únicas e feitas com o reaproveitamento de diferentes materiais. O modelo de trabalho foi reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ao integrar o relatório Mercados Inclusivos, destacando exemplos brasileiros que mostram a viabilidade de negócios que respeitam o meio ambiente, promovem a inclusão social e são viáveis financeiramente. Também conquistou a certificação como Empresa B, cujo objetivo é promover empresas que utilizam a força de mercado na criação de soluções para problemas sociais e ambientais. O trabalho valoriza quem produz, respeita o meio ambiente e cria relações econômicas justas para toda a cadeia. Inclusivo para quem faz e exclusivo para quem compra. Os produtos são vendidos nas duas lojas da Rede no Rio de Janeiro e pelo e-commerce http://www.redeasta.com.br/.
Sobre a Fluxo LabCom
Laboratório de investigação, análise, pesquisa e conteúdo com foco em inovação para comunicação de empresas e projetos de impacto social.