FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Flip – Festa Literária Internacional de Paraty 2016

Festa Literária Internacional de Paraty, conhecida como Flip, chega a sua 14ª edição em 2016.
O evento é tido mundialmente como um dos mais importantes para a disseminação da literatura e será realizado de 29 de junho a 03 de julho. A homenageada desse ano é a poeta Ana Cristina César, falecida em 1983, e cujo trabalho foi de grande importância para a poesia brasileira contemporânea.
Flip teve início em 2003 como uma iniciativa da Casa Azul, organização que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, educação e cultura. O evento é realizado na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, um dos destinos turísticos mais bonitos do Brasil e local tido como Patrimônio Histórico Nacional.

Nos últimos 14 anos, a Festa Literária cresceu e é referência no mundo todo. Durante a realização do evento, milhares de pessoas ocupam as ruas de Paraty e acompanham debates, shows, exposições, oficinas e exibições de filmes e teatro. São cerca de 200 eventos distribuídos na programação.
O circuito principal acontece na Tenda dos Autores, onde existe um auditório com 850 lugares, porém a Casa da Cultura de Paraty  e outros pontos da cidade também recebem apresentações. Essa ramificação faz o público imergir no ambiente local e vivenciar o evento junto com o município.
Em 2016,  uma das grande atrações confirmadas da programação é a autora bielorussa Svetlana Aleksiévich. Ela foi ganhadora do prêmio Nobel de Literatura no ano passado com o livro de cunho jornalístico “O Fim do Homem Soviético”, uma produção que retrata a história da Rússia com o fim da União Soviética.
Mesa de debates com Zé Kleber na 13ª edição da Flip. Foto: Flip Festa Literária / Reprodução.
Mesa de debates com Zé Kleber na 13ª edição da Flip. Foto: Flip Festa Literária / Reprodução.
Muitas das apresentações da Flip contam com tradução simultânea e são transmitidos ao vivo em telas instaladas em Paraty e também pela internet. O evento também com um show de abertura, do qual já participaram Gal Costa, Lenine e Gilberto Gil.  Para 2016, ainda não foi definido que artista ficará responsável pela apresentação.
Dentro da programação também há atividades voltadas para as crianças, com a Flipinha. Lá normalmente ocorrem ações educativas e apresentações de incentivo à leitura. A FlipZona é para o público adolescente e jovem e é composta por oficinas e debates. Lá marcam presença grafiteiros, roteiristas, ilustradores, além de vários autores.

Programação Flip 2016

A grade completa da programação ainda não foi divulgada, mas vários autores já estão confirmados.
Svetlana Alexiêvich – jornalista e escritora bielorrussa, vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2015;
Benjamin Moser – escritor americano e biógrafo de Clarice Lispector;
Caco Barcellos – jornalista e criador do programa “Profissão Repórter”, da Rede Globo;
Tati Bernardi – escritora e roteirista;
Ramon Nunes Mello – poeta e jornalista;
Armando Freitas Filho – poeta e curador da Flip 2016;
Walter Carvalho – cineasta e fotógrafo;
Arthur Japin – escritor holandês; 
Helen Macdonald – escritora britânica, revelação da literatura atual.

Ingressos Flip 2016

Desde o dia 3 de junho, a festa começou a venda de ingressos, através deste endereço eletrônico ou pelo telefone (11) 3576-1480, até o dia 9 de junho. O valor do bilhete varia entre R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada) e é possível adquirir até dois ingressos por CPF para cada mesa.
A partir de 30 de junho, os ingressos apenas poderão ser comprados na bilheteria da Flip (aberta de quarta a sábado, das 9h às 22h, e domingos, das 9h às 15h) na cidade de Paraty.