FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de julho de 2016

27ª Olimpíada Internacional de Biologia

Sob coordenação do diretor do Descomplica Rubens Oda, equipe brasileira é a única latino-americana a receber premiação
A educação nacional acaba de ganhar mais um motivo para se orgulhar: a equipe brasileira - formada pelos alunos Victor Tsuda e Matteo Ebram, de São Paulo, e Bruno Valério, do Paraná; e liderada pelos professores Rubens Oda (diretor pedagógico do Descomplica http://descomplica.com.br/) e Daniel Berto (SP) - conquistaram três medalhas de bronze na 27ª Olimpíada Internacional de Biologia, neste fim de semana, no Vietnã.

A competição, cujo primeiro colocado geral foi Cingapura, contou estudantes de ensino médio de 72 países, sendo mais de 250 competidores, que enfrentaram com uma maratona de provas práticas (bioquímica, botânica, zoologia e biologia molecular) e teóricas. O Brasil ainda se destaca por ganhar menção honrosa concedida ao estudante Luís Eduardo Fernandes, do Ceará, e alcançar o posto de melhor país ibero-americano da competição: Espanhóis e portugueses ganharam duas e uma medalha de bronze, respectivamente; Argentina, México e Costa Rica não obtiveram medalhas.

O diretor do Descomplica observa que, apesar do feito, é preciso um olhar mais ambicioso do governo para a educação: "Não houve investimento governamental para nossa participação internacional. As próprias escolas dos alunos pagaram nossa participação. Países como China, EUA, Coreia e Cingapura sempre conseguem as medalhas de prata e ouro", salienta Rubens Oda.

O time brasileiro foi selecionado na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) entre cerca de 70.000 alunos em sua primeira etapa. O Brasil sediará, ainda, a 10ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia, em Brasília, na UNB, em setembro. Todos os anos, estudantes do ensino médio podem se inscrever gratuitamente nas eliminatórias nacionais das olimpíadas de biologia.