FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 10 de julho de 2016

Passado, presente e futuro da saúde do trabalhador em debate na ENSP


Aliar as mudanças pelas quais passa o mundo do trabalho à história da saúde do trabalhador no Brasil requer, além de vasta experiência no campo, ampla atuação na elaboração de políticas públicas e programas de saúde do trabalhador no âmbito do SUS. Valendo-se dessa bagagem, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP promoverá uma aula aberta, na segunda-feira (11/7), com os pesquisadores Anamaria Tambellini, da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária, e José Marçal Jackson Filho, da Fundacentro. A atividade, coordenada pela pesquisadora Thais Esteves, do Cesteh, será dividida em dois blocos, com início às 9hs e 13hs, no auditório térreo da ENSP. “Organizamos um dia de debates com temas de grande pertinência para o campo e pesquisadores históricos, que constroem cotidianamente a saúde do trabalhador no país”, garantiu a organizadora do evento.

A aula aberta é uma atividade conjunta do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, do Cesteh, com o Curso de Inverno Saúde do Trabalhador, do Programa Saúde Pública e Meio Ambiente. O intuito é promover o diálogo entre diversos atores sociais, sejam eles estudantes, docentes e instituições de ensino e pesquisa, como também os trabalhadores e movimentos sociais.

Na primeira atividade do dia, às 9 horas, a pesquisadora Anamaria Tambellini proferirá a palestra História da Saúde do Trabalhador no Brasil, ocasião em que narrará os aspectos que nortearam o surgimento do campo da Saúde do Trabalhador no país e o elo desse movimento com sua trajetória acadêmica e profissional, também marcada pela fundação do Cesteh/ENSP em 1985.

Às 13 horas, o pesquisador José Marçal Jackson Filho, da Fundacentro, será o palestrante da mesa Capitalismo, Políticas Públicas e Saúde do Trabalhador. Marçal comentará a respeito das medidas de proteção aos trabalhadores, destacando os avanços e retrocessos do campo.

A coordenação do Curso de Inverno é das pesquisadoras Ariane Larentis e Liliane Teixeira e o curso de Especialização é coordenado por Thaís Esteves e Eliana Felix. 



Confira o currículo dos palestrantes:
 
José Marçal Jackson Filho
 
Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo(1987), mestrado em Ergonomie pela Conservatoire National des Arts et Métiers(1991) e doutorado em Ergonomie pela Conservatoire National des Arts et Métiers(1998). Atualmente é Pesquisador titular III do Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, Revisor de periódico da Revista da ABET (Impresso), Revisor de periódico da Engineering Construction and Architectural Management (Print) e professor colaborador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas:Projetos industriais, Prática da ergonomia, Situações de gestão, Ação ergonômica, Gerenciamento de projeto. (fonte: Lattes)
 
Anamaria Testa Tambellini
 
Profissional de Saúde Coletiva formada em Medicina (FMRP/USP) com doutorado em Epidemiologia (FCM/UNICAMP) e pós doutorado no programa de Saúde Pública da Universidade de Perugia, Itália.
 
Trabalhou como professora: na Unicamp; no IMS/UERJ; na ENSP/FIOCRUZ onde idealizou uma proposta para criação de um campo de práticas em Saúde Coletiva definido pelas relações entre a Produção, o Ambiente e a Saude e junto com outros(as) colegas implantou o CESTEH/ENSP; e na FM/IESC/UFRJ dedicou-se às disciplinas de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental.
 
Começou militância política no PCB aos 15 anos na cidade onde nasceu (Batatais/SP) no qual permaneceu até os meados dos anos oitenta. Participou ativamente na luta contra a ditadura, tendo se dedicado a atividades no âmbito das relações universidade/trabalhadores. Permanece até hoje dedicada à luta pela democracia e saúde e foi elemento ativo no Movimento da Reforma Sanitária. (fonte: Comissão da Verdade da Reforma Sanitária)


Serviço

Aula aberta do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e do Curso de Inverno Saúde do Trabalhador
Data: 11/7
Horário: das 9h às 16 horas
Local: auditório térreo da ENSP