FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Centro de Saúde inicia atividades laboratoriais para diagnóstico da tuberculose

O Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP iniciará, nesta quinta-feira (21/7), as atividades relativas ao diagnóstico laboratorial bacteriológico da tuberculose. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do controle da tuberculose em Manguinhos com base em um diagnóstico mais ágil e preciso. “O exame de bacteriologia da tuberculose, que é o de baciloscopia e cultura para TB, não era realizado no CSEGSF, embora houvesse planejamento para sua realização há muito tempo. A vantagem é que nos tornamos mais ágeis no diagnóstico, sem depender de outros laboratórios, o que pode melhorar a adesão do paciente ao tratamento”, afirmou a pesquisadora do CSEGSF Monica Kramer. A inauguração do espaço interno do Ladep será na quinta-feira (21/7), às 14 horas, na sala M do Centro de Saúde.
 
De acordo com a pesquisadora do CSEGSF, estabelecer uma cultura para os pacientes da unidade garante diagnóstico precoce da doença. “O exame de baciloscopia tem rendimento de 40 a 60%, e a realização da cultura, em geral, incrementa em 20% o diagnóstico dos casos de tuberculose. A realização da cultura permitirá a confirmação bacteriológica das formas mais iniciais da doença, iniciando prontamente o tratmento.”
 
Tuberculose no Rio de Janeiro
 
A cidade do Rio de Janeiro possui uma taxa de incidência de tuberculose bem acima da média nacional (82 casos por 100 mil habitantes). A taxa de mortalidade pela doença é a mais alta entre todas as capitais do país – 6,9 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média das capitais brasileiras. Foram 440 pessoas mortas na capital e 840 em todo o estado pela doença em 2014, segundo os dados mais recentes publicados pelo Ministério da Saúde. A taxa nacional de incidência de tuberculose tem baixado desde 2001, saindo de 41 por 100 mil habitantes para 33,8 em 2014. 

Serviço

Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP inicia diagnóstico laboratorial bacteriológico da tuberculose
Local: Sala M do Centro de Saúde
Horário: 14 horas