FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

5ª edição do Debate Nacional Sobre Segurança de Barragens

A Academia Nacional de Engenharia (ANE), em parceria com a ABMS (Assoc. Brasileira de Mecânica dos Solos e Eng. Geotécnica), o CDBD (Comitê Brasileiro de Barragens) e o Clube de Engenharia, realiza nos dias 3 e 4 de novembro de 2016, na PUC-Rio, a 5ª edição do Debate Nacional Sobre Segurança de Barragens, com o tema “Lições de Mariana – um ano depois”. Durante os dois dias de evento, especialistas vão debater as consequências da tragédia em Minas Gerais e o que ficou de lição para evitar acidentes como esse.
No primeiro dia, o debate acontece das 14 às 19 horas, e será dedicado à discussão de conceitos básicos sobre barragens e rejeitos. Serão uma palestra e seis painéis, que vão avaliar o tema sob diversos aspectos, incluindo Risco de ruptura; Responsabilidades; Legislação de segurança de barragens e danos ambientais; e Barragens de rejeitos no Brasil e no exterior.
Na sessão do dia 4 de novembro, a se realizar das 17 às 21h, o foco será no acidente em Mariana. Os especialistas vão analisar o relatório dos consultores da Samarco, debater a instabilidade e falhas na barragem de Fundão, falar do Radar Ibis para monitorar a segurança de barragens, e apontar as lições do acidente em Mariana, além de apresentar propostas para mitigar novas tragédias.
“Com a divulgação do relatório de consultores da Samarco, precisamos analisar o laudo, e ver onde e como ocorreram as falhas, para evitar acidentes similares na construção de novas barragens”, explica o engenheiro Alberto Sayão, professor da PUC-Rio e coordenador do evento.
Entre os especialistas que participarão do debate estão os engenheiros Francis Bogossian, vice-presidente da ANE, e Flavio Miguez de Mello, presidente honorário do CBDB. Participam ainda os engenheiros André Assis, presidente da ABMS, Carlos Henrique Medeiros, diretor do CBDB, Roberto Azevedo, Edgar Odebrecht, Leandro Costa Filho, J.Pierre Remy, Bruno Neves, Joaquim Pimenta de Ávila, Anna Laura Nunes, André Fahel, Alberto Ortigão e Pedricto Rocha Filho. O advogado Sérgio Jacques de Moraes e o jornalista Nildo Carlos Oliveira também estarão presentes.
O evento, aberto a todos os interessados, será realizado no auditório RDC da PUC-Rio, na Gávea, Rio de Janeiro. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail: lenilson@puc-rio.br.
Serviço
Debate: “Segurança de Barragens de Rejeitos - Lições de Mariana - Um Ano Depois”
Data e horário: 03/11 – das 14 às 19 horas e 04/11 – das 17 às 21horas.
Local – PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Auditório RDC.
Inscrições gratuitas: lenilson@puc-rio.br;
Informações: Tel.(21) 3527.1189, R. 105