FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Instituto Millenium e FGV promovem evento gratuito sobre educação brasileira

Evento reúne no Rio especialistas que vão analisar o modelo de educação que o país necessita
O Instituto Millenium (Imil) e o Centro Crescimento & Desenvolvimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vão promover, no próximo dia 26/10 (quarta-feira), entre 14h e 18h o debate “Qual modelo de educação o Brasil necessita?” O encontro será gratuito e vai reunir, no Rio de Janeiro, Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco; Arnaldo Niskier, presidente do Centro de Integração Empresa Escola; Simon Schwartzman, pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade; João Batista Araujo Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto; Pedro Cavalcanti Ferreira, coordenador do mestrado em Finanças e Economia da Fundação Getúlio Vargas; Gustavo Brito, cientista social do curso ‘Na Laje’; e José Brito Cunha, editor do Canal Futura e professor da ESPM-Rio.
Para a diretora executiva do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto, o objetivo do evento é promover a avaliação sobre qual rumo o país deve seguir para avançar de fato em educação.
Sobre o Imil
O Instituto Millenium é uma organização da sociedade civil de interesse público (oscip), criada em 2006, para a promoção e o fortalecimento da democracia, liberdade, Estado de Direito e economia de mercado. O Imil conta com uma rede ampla de especialistas, atuantes em diversas áreas, e promove seus valores realizando seminários, publicando artigos em seu site e na imprensa, produzindo vídeos e podcasts e promovendo o projeto "Imil na sala de aula", que percorre todo o país.
O “Global Go To Think Tank Index Report 2015” - estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia (EUA) -, aponta o Instituto Millenium entre os melhores Think Tanks da América Central e do Sul. A instituição é a oitava no ranking nacional do estudo. O Instituto Millenium é número 1 no Twitter entre os liberais. Acesse: www.institutomillenium.org.br
Sobre FGV Crescimento & Desenvolvimento
O FGV Crescimento & Desenvolvimento é um centro de estudos da Fundação Getulio Vargas dedicado à pesquisa e estudos na área de crescimento e desenvolvimento econômico. O Centro foi criado em 2014 e dedica-se principalmente ao estudo, em um contexto comparativo internacional, das causas econômicas, sociais e políticas do atraso relativo do Brasil. Parte importante do trabalho do Centro é identificar, sugerir e influenciar o desenho de políticas econômicas que visem remover entraves ao desenvolvimento econômico no Brasil.
Sobre os debatedores
Ricardo Henriques - É economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação, Anistia Internacional, GIFE, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Sou da Paz e do Instituto Natura.
Arnaldo Niskier - É presidente do conselho de administração do Centro de Integração Empresa-Escola (IEE/RJ). Foi secretário de Estado de Educação e Cultura no Governo Chagas Freitas, entre 1979 e 1983. Presidiu a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e foi professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Niskier foi o primeiro secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do país (Guanabara), no período 1968 e 1971, quando inaugurou o planetário do Rio de Janeiro. É membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual foi presidente nos mandatos de 1998 e 1999.
Simon Schwartzman - É pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) no Rio de Janeiro. Formado em sociologia e ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em sociologia pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO, Chile) e doutor em ciências políticas pela Universidade da California, Berkeley. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1994 e 1998. É autor dos livros "Brasil: a nova agenda social" (Editores, 2011), "Políticas educacionais e coesão social – uma agenda latino-americana" (Elsevier, 2009) e "Os desafios da educação no Brasil" (Nova Fronteira, 2005).
João Batista Araujo Oliveira - É fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG promotora de políticas práticas de educação que priorizam a alfabetização. Foi secretário-executivo do MEC (1995) e idealizou o programa Acelera Brasil, que visa acelerar e corrigir o fluxo escolar com o apoio do Instituto Ayrton Senna. João Batista é psicólogo e Ph.D em educação pela Florida State University (EUA). É autor dos livros “A pedagogia do sucesso” (Saraiva, 2001), “A escola vista por dentro” (Alfa Educativa, 2002), “ABC do alfabetizador” (Alfa Educativa , 2005), “Reforma na educação: por onde começar?” (Alfa Educativa, 2006) e “Alfabetização de crianças e adultos: novos parâmetros” (Alfa Educativa, 2007), entre outros.
Pedro Cavalcanti Ferreira - Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, Cavalcanti Ferreira coordena o mestrado em Finanças e Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Em 1993, recebeu o Prêmio Haralambos Simeonides, concedido anualmente pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) às melhores teses, livros e artigos de economia. Ferreira desenvolveu pesquisas sobre os efeitos de barreiras comerciais na produtividade dos países e o impacto da longevidade sobre decisões de educação e trabalho. Publica artigos no jornal “Valor Econômico”. O economista é formado pela PUC-Rio e tem mestrado pela mesma universidade. Participou da organização do livro "Desenvolvimento econômico - Uma perspectiva econômica" (Editora Campus, 2012).
Gustavo Brito - É cientista social e mestre em socioantropologia das técnicas contemporâneas pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Na França, teve o primeiro contato com ferramentas como o design thinking. Em 2014, fundou o Extramuros, uma escola de projetos que promove mentorias, tutorias, cursos e workshops de educação para crianças, pais e educadores formais. Unindo mais de 15 anos de sala de aula como educador a sua experiência como pesquisador e mestrando, dedica-se inteiramente ao movimento por uma educação mais afetiva, viva e transformadora.
José Brito Cunha - Atua na área da educação desde 2006. É jornalista, editor do Canal Futura e professor da ESPM-Rio. Gestor de equipes, apresentador de debates e curador de projetos audiovisuais com uma rede de tevês universitárias e produtoras independentes. Consultor do movimento "Mapa educação". É membro da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e da Jeduca (Associação dos Jornalistas de Educação).
Serviço
Evento - “Qual tipo de educação o Brasil necessita?”
1) O debate sobre educação no Brasil: Mais do mesmo ou avanços reais?14h
- Entendendo o Movimento pela Base Nacional Comum - Ricardo Henriques – 20’’
- Rigidez não combina com juventude: Como evitar a evasão no ensino médio? - Arnaldo Niskier – 20’’
- O Brasil gasta mal, não pouco. Como reverter tal cenário? - Simon Schwartzman – 20’’
Mediador: João Batista Araujo e Oliveira
Perguntas – 30’’
2) Educação e desenvolvimento: Inovar para crescer – 16h
- Educação e desenvolvimento econômico: Pontos importantes a considerar - Pedro Cavalcanti Ferreira
- Novas tecnologias educacionais: Rompendo barreiras - Gustavo Brito
Mediador: José Brito Cunha
Local: FGV
Praia de Botafogo, 190/12º andar – Rio de Janeiro
Auditório Engenheiro M. F. Thompson Motta
Data: 26 de outubro de 2016
Hora: das 14 às 18h