FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sustentável 2016: como a mudança climática vai impactar a vida dos brasileiros

“O Acordo de Paris inaugurou uma agenda mundial de sustentabilidade que ninguém mais pode ignorar. Governos, empresas e cidadãos não podem estar alheios à urgência de promover atitudes e mudanças capazes de frear o aquecimento global”, diz a economista Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Como esse mote, a entidade promoverá, em 25 de outubro, o Sustentável 2016 – 8º Congresso de Desenvolvimento Sustentável.
O evento acontecerá no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ), e será gratuito e aberto ao público. Há expectativa de receber 600 participantes, entre representantes da sociedade civil, empresários, membros da academia e outros interessados.
O compromisso com a sustentabilidade começou na própria organização do evento. Fazem parte desses cuidados a compensação — certificada pela Neutralize Carbono — dos gases de efeito estufa que serão emitidos; a disposição de coleta seletiva e de equipamentos de acessibilidade; a homologação de fornecedores regularizados com suas obrigações trabalhistas e tributária; e o estímulo ao uso de transporte compartilhado ou não-poluente para o deslocamento do público.
Serão quatro painéis com formato de talk show, para permitir maior participação dos convidados e da plateia. A contribuição das empresas para o desenvolvimento e a implementação das mudanças necessárias à construção de um presente e de um futuro cada vez mais sustentável estará presente em todos os painéis.
Painel 1 — A sustentabilidade em um cenário de crise— Mediado por Linda Murasawa, superintendente executiva do Banco Santander, terá como palestrantes a diretora do Climate Bond Initiative, Justine Leigh-Bell; o presidente da YouGreen Cooperativa, Roger Koeppl; e o presidente do Jardim Botânico, Sergio Besserman. Abordará a viabilização financeira de ações empresariais que tornem a sustentabilidade mais presente no setor produtivo brasileiro, especialmente em um cenário de crise. Prevê temas como: concessão de crédito e desenvolvimento de carteiras de investimento e outros instrumentos financeiros que viabilizem economicamente produtos e operações sustentáveis; evolução do mercado de green bonds; e mecanismos necessários para identificar os riscos socioambientais das várias cadeias produtivas.
Painel 2 — A nova relação dos negócios com os recursos naturais— Com mediação de Daniela Lerda, coordenadora do programa CLUA Brazil Initiative, da Fundação Ford, contará com palestras de Ana Carolina Szklo, gerente sênior de Projetos e Assessoria Técnica do CEBDS; Kevin Moss, diretor global do Centro de Negócios do World Resources Institute (WRI); e Marcelo Alonso, diretor de sustentabilidade da empresa Natura. A crescente pressão sobre os recursos naturais (água, solo, ar, fauna e flora) coloca para as empresas e sociedades o desafio de valorar e monitorar a gestão desse capital natural, de modo a equilibrar benefícios ao meio ambiente e aos planos de negócios. Hoje, esse capital natural não aparece nos balanços e a falta de um valor atribuído a ele compromete sua conservação em médio e longo prazos. Como mudar essa percepção transformando o capital natural em bem estratégico para o futuro das corporações?
Painel 3 — O futuro das cidades e a mobilidade sustentável— O professor Ronaldo Balassiano, do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), será o mediador das apresentações de Jailson Silva, coordenador geral do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Pedro Junqueira, diretor de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro; e Rasmus Valanko, diretor de Clima e Energia do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, na sigla em inglês). A alta concentração urbana faz com que os principais desafios para a transição a uma economia sustentável e também as soluções mais promissoras estejam nas cidades. Tratamento de resíduos, geração de energia, construções, engajamento social e mobilidade sustentável serão temas desse bloco.
Painel 4 — De onde viemos, onde estamos e para onde vamos— Às vésperas de completar duas décadas de existência, o CEBDS convida pioneiros e personalidades da sustentabilidade para uma reflexão sobre a evolução dessa agenda. Eliezer Batista, Erling Sven Lorentzen, Israel Klabin e Fábio Feldmann estarão encarregados de contar essa história, mas com olhar voltado para o futuro. A mediação será de Marina Grossi.
“Reunir de forma equilibrada representantes de empresas, organizações da sociedade civil e meio acadêmico contribui para popularizar atitudes compatíveis com as exigências trazidas pelo esforço mundial em favor do clima. O desafio mundial é fazer a economia verde acontecer, com tecnologias, investimentos e soluções de negócios que permitam ganho de escala. O Brasil tem ativos valiosos e em quantidade para se sobressair positivamente nesse novo cenário mundial”, garante Marina Grossi.
O Sustentável 2016 conta com patrocínio de Bradesco, Itaú e Santander.
SERVIÇO
Sustentável 2016
Onde: Museu do Amanhã
Quando: 25 de outubro
Horário: das 9 às 17 horas
Endereço: Praça Mauá, nº 1, Centro, Rio de Janeiro (RJ)