A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca acaba de ser reconduzida ao cargo de secretária executiva da Rede de Escolas de Saúde Pública da União das Nações Sul-Americanas (Resp/Unasul) para o biênio 2017-2018. A decisão foi tomada na última reunião da rede, realizada em Lima, Peru, e contou com a participação do Brasil, Chile, Peru, Suriname e Equador, além de representantes do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) e da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (Rets).
Na oportunidade, os integrantes da IV reunião da Resp/Unasul avaliaram o plano e as atividades da rede nos últimos quatro anos de trabalho. Também foi discutido o uso potencial das tecnologias de ensino pelas Escolas de Saúde Pública na região e foi desenvolvido o Plano de Trabalho para o próximo biênio. O encontro foi organizado pela secretaria executiva da Resp em conjunto com o Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (OPS) do Peru.
Foram três dias de ricas discussões e trocas de experiências que abordaram temas como capacidade formativa em saúde pública e tecnologias educacionais. No primeiro momento do encontro, a vice-diretora de Escola de Governo em Saúde, Rosa Maria Pinheiro, e o assessor de Cooperação Internacional da ENSP, Frederico Peres, apresentaram os temas: Transferência de Tecnologia Educacional (TE) e fortalecimento das capacidades formativas em saúde pública. Já o integrante da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (Cdead) da ENSP Mauricio de Seta falou sobre As TE e a formação em Saúde Pública.
No segundo dia de reunião, participantes do Chile, Suriname, Argentina e também do Isags/Unasul expuseram suas experiências exitosa de incorporação de TE na formação em Saúde em seus países. Finalizando o encontro, o Grupo Técnico de Recursos Humanos em Saúde da Unasul, coordenado pelo Peru, apresentou suas atividades e aprovou conjuntamente a Agenda 2017 e Plano de Trabalho 2017-2018, ambos disponíveis no site da Resp/Unasul, assim como as apresentações, fotos e documentos gerados a longo desses três dias de discussões.