FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 4 de abril de 2017

MM Gerdau recebe exposição do arquiteto Gustavo Penna

Em comemoração ao Dia Nacional do Aço, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 7 de abril, a exposição “Gustavo Penna | Ideais de Aço” do premiado arquiteto Gustavo Penna. A mostra gratuita, que conta com o apoio da Gerdau, celebra ainda os 40 anos de carreira do arquiteto e reunirá 13 maquetes de projetos, além das imagens e informações completas do conceito arquitetônico de cada obra. O conteúdo poderá ser acessado por meio de um sistema de QR Code.

As obras representam os projetos emblemáticos da carreira do arquiteto belo-horizontino e mostram a versatilidade do aço como elemento arquitetônico. Seja no uso estrutural aparente, como na Escola Guignard, seja como o cubo que eleva o pé direito da sala central, na Casa Lincoln.  A exposição ficará em cartaz até o dia 7 de maio, no MM Gerdau - Circuito Liberdade, na Praça da Liberdade.

Gustavo Penna
Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou por três décadas. É arquiteto e fundador do escritório GPA&A. Conquistou prêmios internacionais, como o World Architecture Festival (WAF) e o Architizer A+Awards. É membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e da Fundação Dom Cabral. Sócio-fundador da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Lingua Portuguesa (AEAULP). Gustavo é autor de projetos como o Expominas (Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais), o Monumento à Liberdade de Imprensa e o novo edifício-sede do Ministério Público do Trabalho (ambos em Brasília), o Memorial da Imigração Japonesa, na Pampulha, os Museu de Congonhas (patrimônio cultural da humanidade), Santana e Regina Mundi, o novo Estádio do Mineirão, a Escola Guignard (considerada uma das 30 obras mais relevantes da arquitetura no Brasil). Com 04 livros publicados, seus trabalhos já foram expostos no Brasil e no exterior, pelos principais sites, revistas e livros de arquitetura e design do mundo, como ArchDaily, Abitare, Architecture Now, Le Mounter Architecture Mars, Architectural Digest, Enlace, Monocle, Architectural Record, Wallpaper, SUMMA +, entre outras.

SERVIÇO
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Visitação: de 7 de abril a 7 de maio
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h, quinta-feira, das 12h às 22h e toda a última terça-feira do mês, das 12h às 17h. 
ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: Livre


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 áreas expositivas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. O Museu utiliza recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.