Formada por sete sanfoneiros e dois percussionistas, a orquestra inova com um repertório que mistura canções regionais e música clássica
A Escola de Música Villa-Lobos, espaço da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, recebe a Orquestra Sanfônica do Rio no dia 17/4, próxima segunda-feira, às 19h, para uma apresentação gratuita no Auditório Guerra-Peixe. Formada por sete sanfoneiros e dois percussionistas, a orquestra resgata os tempos dourados do instrumento de fole no Brasil, inovando ao incluir em seu repertório canções regionais nordestinas (de autoria de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Sivuca, por exemplo) ao lado de peças clássicas, como o famoso Minueto em Sol Maior, de J.S. Bach.
Idealizada, dirigida e arranjada pelo acordeonista Marcelo Caldi, expoente da nova geração brasileira de músicos, a Orquestra Sanfônica do Rio busca romper as fronteiras da música e revelar a versatilidade do instrumento de fole. A professora da Escola de Música Villa-Lobos, Norma Nogueira, também faz parte do projeto.
Sobre a Escola de Música Villa-Lobos
Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Atualmente, as aulas são concentradas em música. Subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ, a Escola integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. São oferecidos cursos de educação profissional em nível básico e técnico, para alunos a partir de oito anos de idade.
SERVIÇO
Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro na Escola de Música Villa-Lobos
Data: segunda-feira, dia 17/4
Horário: de 19h às 20h
Entrada: franca
Classificação etária: livre
Endereço: Rua Ramalho Ortigão, nº 9 – Centro
Telefone: 2232-6405
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Tel: (21) 2216-8500
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Tel: (21) 2216-8500
Ramais: 264 e 317