FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 8 de setembro de 2018

Sustentável 2018 - Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável

Na próxima terça-feira, dia 11 de setembro, lideranças multissetoriais vão debater “Qual é o País que os nossos negócios estão construindo?”. Esse é o tema escolhido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), ser uma linha mestra dos debates da nona edição do Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (Sustentável 2018), que acontecerá no Teatro Santander, aberto ao público em geral e com transmissão online.
Estão entre os painelistas CEOs das empresas associadas ao CEBDS, como o Banco Santander, Shell, Ambev, Vestas, BRK Ambiental e Siemens, diretores da Phillip Morris, Vale, Itaú e Natura, e representantes do BID, IFC, Coalizão Brasil, CDP, iCS, Febraban e Ipam.
“O CEBDS tem como missão ser uma ponte para reunir governo, sociedade e empresas, facilitando a troca de experiências, a elaboração de políticas públicas e o engajamento da sociedade nas causas que permitam que o País percorra o caminho do desenvolvimento sustentável, pavimentando uma transição para uma nova economia de baixo carbono, com preservação dos recursos naturais e responsabilidade social”, afirma Marina Grossi, presidente da instituição, que possui 21 anos, e conta com 60 das maiores empresas do País, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos.
O evento deste ano marca a apresentação pública da Agenda CEBDS por um País Sustentável, que reúne 10 propostas na área de eficiência energética, reflorestamento, redução de emissões de gases do efeito estufa, incentivos à energia renovável, e promoção da igualdade de gênero e inclusão na contratação de trabalhadores.
As propostas foram construídas ao longo de meses no âmbito do Conselho de Líderes, que reúne os presidentes das empresas associadas, e estão sendo encaminhadas aos presidenciáveis. O tucano Geraldo Alckmin e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, já receberam seus exemplares. Ciro Gomes, Marina Silva, Fernando Haddad e João Amoedo, também já possuem agenda para receber as propostas que serão debatidas no evento. Mais do que isso, o CEBDS pretende fazer um acompanhamento de perto da implementação das medidas nos próximos anos, e já começou no atual governo a apresentar estudos colaborativos para sua implementação.
Em julho, por exemplo a presidente do CEBDS, Marina Grossi, acompanhada dos presidentes da Shell, André Araújo; Siemens, André Clark; e Vestas, Rogério Zampronha, apresentou ao ministro da Fazenda estudo elaborado em parceria com o Banco Mundial, que apresenta as vantagens da criação de um mercado de carbono no Brasil, que incentive as empresas emissoras a investir em energia renovável, financiando a transição para uma matriz energética mais limpa.
“Quando falamos de sustentabilidade estamos sim falando de negócios e de geração de empregos. As perdas anuais cobertas pela indústria de seguros por conta de riscos climáticos entre 1980 e 2017 mais do que quintuplicou, com um salto de US$ 10 bilhões para US$ 55 bilhões. Ao mesmo tempo, a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) estima que a economia global poderá criar até 28 milhões de empregos no setor de energia renovável até 2050, com a descarbonização do sistema energético. E no Brasil, há um potencial imenso para assumirmos a frente das discussões em nível globais”, disse Marina, que é uma das oito lideranças mundiais com assento no Steering Committe da Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), do Banco Mundial.
Prêmio Liderança Feminina
Durante o Sustentável 2018 também serão reveladas as vencedoras das três categorias do Prêmio Liderança Feminina: Empresas Associadas, Iniciativa Novas Líderes e Voto Popular. O prêmio reconhece a atuação de mulheres de empresas, organizações do terceiro setor e governo, que trabalham em sinergia com um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU.
O Sustentável 2018 é patrocinado pelo Santander, Itaú, Braskem, Philip Morris, iCS e Instituto Arapyaú, e conta com apoio da Nespresso e Filtros Europa. O evento terá suas emissões de carbono compensadas, através de compra de créditos de carbono ou plantio de árvores, em parceria com a Neutralize Carbono.