FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Matheus Rocha Pitta inaugura mostra inédita no Rio

BNDES exibe obras inéditas de Matheus Rocha Pitta no Rio
Caminho da Pedra’ tem curadoria de Luísa Duarte; abertura acontece na sexta (21/9)

O Espaço Cultural BNDES e Rosa Melo Produções Artísticas abrem ao público, no Rio de Janeiro, a nova exposição de Matheus Rocha Pitta, Caminho da Pedra, com inauguração na sexta (21/9) a partir das 18h. A mostra tem curadoria de Luísa Duarte e articula quatro diferentes obras da trajetória recente do artista em uma única e inédita instalação, pensada especialmente para o espaço da Galeria BNDES. 

Os trabalhos, datados de 2014 a 2018, são construídos em um agenciamento no qual a poesia nasce do encontro com uma realidade hostil, assim como no poema de Carlos Drummond de Andrade, que batiza a exposição. O artista realiza aqui uma operação poética na qual instaura uma subversão fina: faz do encontro com o obstáculo um acontecimento capaz de gerar afetos outros que não o imobilismo, ou melhor, entende o imobilismo (a petrificação), a incapacidade de agir, como uma potência. As quatro obras – Ao Vencedor as Batatas (2016)Sopa de Pedra (2014)Leite de Pedra (2018), e Primeira Pedra (2015) – surgem dispostas no chão da galeria, sob uma luz fria e baixa, como que convocando uma aproximação cuidadosa, permeada pelo silêncio, na contramão de uma atenção dispersa tão comum na atualidade.

No conjunto de trabalhos, o tênue equilíbrio entre peso e delicadeza é constante e cuidadosamente perseguido. “Esse é o caminho da pedra: conseguir responder aos impedimentos com delicadeza”, diz Rocha Pitta. Em julho deste ano, a comunidade da Maré participou do projeto escultórico “Leite de Pedra”, em um processo de colaboração no qual mais de mil litros de leite foram trocados por pedras com população local. Acomodadas nas embalagens de leite e preenchidas com cimento, as pedras formam os tijolos da escultura exposta no BNDES. “Tirar leite de pedra é uma expressão popular que significa fazer algo impossível. De uma certa forma, traduz o famoso dito de Hélio Oiticica: da adversidade vivemos. ‘Leite de Pedra’ pretende fazer tal adversidade visível”, pontua o artista.

O programa educativo da exposição Caminho da Pedra é coordenado por Débora Oelsner Lopes em parceria com as arte-educadoras Mariane Rodrigues e Pamela Carvalho, da ONG Redes da Maré. Em cartaz até o dia 30/11, a mostra tem entrada franca.

O ARTISTA
Mineiro, radicado no Rio de Janeiro  20 anos, Matheus Rocha Pitta sedimentou interesses e estratégias que permitem identificar, em uma obra que seadensa a cada  novo  trabalho,  enunciado  crítico  sobre  os gestos que regem a vida comum. O artista remove os gestos de seu fundo biográfico  os apresentacomo atos estéticos com uma dimensão histórica. Através do uso de fotografias, vídeos, esculturas e instalações, Rocha Pitta constrói seu próprio repertóriode gestos, ativados diretamente com o público de suas exposições. Sem apelar para enunciados discursivos de disciplinas que tomam  os  gestos  de  troca  como  objeto  de  investigação (economia, filosofia, política), Rocha  Pitta  articula  objetos   imagens  que  inventa para gerar conhecimento que não cabenesses campos de estudo, mas que assumem implicações éticas de grande alcance.

SERVIÇO
Caminho da Pedra - exposição de Matheus Rocha Pitta
Inauguração: 21/9/18 (sexta-feira) das 18h às 21h
Visitação (entrada franca): 24/9 a 30/11/2018 (seg. a sex., exceto feriados, das 10h às 19h)
Classificação etária: livre
Onde: Espaço Cultural BNDES (av. Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro. Próx. metrô Carioca)
Agendamentos educativos: educativo.caminhodapedra@gmail.com