FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Livro apresenta transformações das classes C, D e E nos últimos 20 anos

“O país do futuro que nunca chega” (Stefan Zweig). “O Brasil dá um passo para a frente e dois para trás. O país que não perde a oportunidade de perder oportunidades” (Roberto Campos). Essas são algumas das frases recorrentes para descrever uma percepção generalizada sobre a estagnação do país e que abrem o livro “O Brasil mudou mais do que você pensa: um novo olhar sobre as transformações das classes CDE”, publicado pela Editora FGV e organizado por Lauro Gonzalez, Mauricio de Almeida Prado e Mariel Deak. O lançamento será realizado no dia 25 de setembro, às 18h30, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista, São Paulo/SP).
Os trabalhos de pesquisadores do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e do Instituto Plano CDE entre os anos de 1995 e 2015 com a população das classes C, D e E, tanto por meio de entrevistas in loco quanto de análises de dados quantitativos, constataram transformações e mudança de comportamento na vida dessas famílias, notadamente mudanças positivas pouco conhecidas de grande parcela da população.
De acordo com os organizadores, a crise atual, embora traga desalento e tenha efeitos conjunturais negativos, não altera o fato de que novos patamares foram alcançados pelas classes C,D e E.
Para demonstrar esses avanços, que contrariam a percepção negativa da sociedade acentuada em momentos de crise, o livro aborda cinco temas: educação, habitação, posse de bens, inclusão financeira e digitalização, e cada tema corresponde a um dos capítulos que se dividem em quatro partes: “O que mudou” apresenta, por meio de diversos dados disponíveis, as principais transformações de cada tema; “Por que mudou” analisa os dados apresentados e busca explicar as políticas públicas e os movimentos de mercado que engendraram as transformações; “Os efeitos na vida das famílias” traz histórias de vida que mostram as mudanças ocorridas dentro dos lares; e “Desafios para o futuro” busca sucintamente levantar as principais questões a enfrentar e recomendações de cada tema.
De acordo com os organizadores, “as histórias dos efeitos das mudanças descritas na vida da população CDE reforçam a certeza de que é hora de um olhar de longo prazo sobre as transformações pelas quais o Brasil passou e continua passando”.
Para mais informações sobre o livro, acesse o site.