FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 15 de setembro de 2018

Agroecologia como alternativa sustentável em debate nos 64 anos da ENSP


A agroecologia como alternativa sustentável esteve em discussão durante as comemorações aos 64 anos da ENSP/Fiocruz. O debate, realizado na tarde do dia 5 de setembro, foi coordenado pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marco Menezes, e contou com a participação do agrônomo especialista em desenvolvimento rural, abastecimento e segurança alimentar e nutricional, Silvio Porto, e do agrônomo e secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Denis Monteiro. Na ocasião Silvio destacou que não há como trabalhar em uma perspectiva de soluções únicas. É preciso se pensar em cada território, e a agroecologia parte desse diálogo. Ele ressaltou que a agroecologia é a antítese do agronegócio. Denis Monteiro defendeu a importância da discussão da agroecologia sob a perspectiva da saúde e a importância desse campo fértil de debates.


A discussão teve início com a fala do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marco Menezes, que contextualizou as ações da Fiocruz na área. Marcos ressaltou a importância da pauta da agroecologia dentro dos movimentos sociais e sua potência para avançar na área de segurança alimentar no país. A questão agrária no Brasil também foi pontuada pelo vice-diretor. Segundo ele, o censo do último ano apontou aumento da concentração dos latifúndios no país. “A discussão da reforma agrária é urgente”, alertou. Marco abordou como a Fiocruz vem se organizando nesta área, através de um diálogo de aproximação intenso, citando algumas ações como o Dicionário da Agroecologia e a realização do VI Seminário de Saúde e Ambiente
Alternativa sustentável



O agrônomo especialista em desenvolvimento rural, abastecimento e segurança alimentar e nutricional, Silvio Porto, destacou que o tema da agroecologia é perceptível na instituição e defendeu que a saúde tem muito a contribuir. “A saúde vem se apropriando deste campo e dado grandes contribuições”. No âmbito da dimensão territorial do Brasil, Silvio defendeu que não há como trabalhar em uma perspectiva de soluções únicas. É preciso se pensar em cada território, e a agroecologia parte desse diálogo. Ele ressaltou que a agroecologia é a antítese do agronegócio.

Silvio Porto citou, também, a questão dos impactos ambientais que o modelo atual de produção causa. Segundo ele, a agroecologia poderia ajudar, principalmente, no âmbito do clima. O agrônomo abordou ainda as estratégias de ação nos territórios citando algumas características, entre elas: aumento da escala; localização dos sistemas agroalimentares; atuação em Rede; construção do conhecimento; inserção da juventude rural; recursos e políticas públicas; e conexão da agroecologia com o público urbano.


Após a apresentação de Porto, o agrônomo e secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Denis Monteiro, fez sua fala. Denis lamentou que sob a perspectiva do tema de aniversário da ENSP deste ano - Avanços, retrocessos e caminhos da atual conjuntura brasileira - todos se perguntam o que fazer. “É importante dialogar para celebrar o que conquistamos e saber como vamos enfrentar os desafios”. Monteiro destacou a discussão da agroecologia sob a perspectiva da saúde e a importância desse campo fértil de debates.



No âmbito do debate sobre o enfrentamento aos agrotóxicos, comemorou a construção de uma agenda estratégica de agroecologia da Fiocruz. Ele destacou, ainda, algumas perspectivas do 4º Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado de 31 de maio a 3 de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com ele, o objetivo do 4º ENA foi resgatar a história de 1988 para cá, e ver quais foram as conquistas neste período de redemocratização. Denis ressaltou ainda que a agroecologia é muito mais reconhecida e acessível atualmente do que era no passado. “O 4º ENA foi um momento de celebração de conquistas, pois a agroecologia se constrói a partir de trabalho em Rede”.

Denis explicou o trabalho da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e o que ela representa. A ANA é um espaço de articulação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil brasileira engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, de fortalecimento da produção familiar e de construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural. Atualmente a ANA articula vinte e três redes estaduais e regionais, que reúnem centenas de grupos, associações e organizações não governamentais em todo o país, além de quinze movimentos sociais de abrangência nacional. Saiba mais sobre a Articulação Nacional de Agroecologia.