FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Estudo sobre consumerismo global é premiado em Conferência Internacional de Administração

O estudo  “Historicizing the New Global Consumerism from the Perspective of Emerging Worlds”, de autoria dos professores Alexandre Faria, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) e de Marcus Hemais (PUC-Rio), recebeu o prêmio Best Paper Award durante a conferência anual da Academy of Management, realizada entre 10 e 14 de agosto, em Chicago (EUA), pela Divisão de Critical Management Studies (CMS).
O artigo premiado discute como o novo consumerismo global, com foco na rearticulação do movimento consumerista dos anos 1960 por meio da politização de consumidores individuais sob uma perspectiva globalista que ignora a face racista da modernidade eurocêntrica, tanto desestabiliza quanto reforça o avanço contemporâneo de desigualdades, injustiças e discriminações.
A análise histórica do movimento consumerista dos EUA, com base na teoria latino-americana da transmodernidade decolonial, reconhece dinâmicas de apropriação e contenção de alternativas e contramovimentos anti-racismo promovidas pelo capitalismo racista e supremacia branca masculina nos EUA vêm sendo endossadas e expandidas internacionalmente por escolas de negócios e pelo campo de gestão e organizações. Ao final os autores apresentam alternativas para o futuro da gestão com base na reapropriação de identidades e movimentos não-racistas por escolas de negócios e também por instituições, policy-makers, praticantes e membros da sociedade que constituem o campo de gestão em escala global.
O professor Alexandre Faria também foi um dos speakers convidados para um simpósio sobre o futuro da gestão em contexto global marcado por crescente discriminação, desigualdade e injustiça. Organizado pela Divisão de CMS, esse simpósio histórico reuniu pensadores de diversos países que, ao longo dos últimos 10 anos, foram fundamentais na consolidação do CMS como campo internacional de investigação e prática, assim como acadêmicos que estão atualmente definindo seu futuro.
O Congresso Anual do Academy of Management é considerado um dos eventos mais importantes do mundo na área de Administração. Para mais informações sobre o simpósio, acesse o site.