FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 25 de agosto de 2019

Workshop aborda uso de tecnologias digitais para preservação e acesso de dados em acervos de museus

As Coleções científicas compõem a infraestrutura básica de suporte para o desenvolvimento científico e inovação tecnológica nas áreas de biodiversidade, meio ambiente, antropologia, saúde e agricultura. O assunto será tema do “I Workshop ColDigi”, que será realizado com o apoio da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) nos dias 26 e 27 de agosto, a partir das 8h, no auditório da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. 12º andar. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).
O workshop vai discutir o estado da arte das coleções científicas de história natural e antropologia do Museu Nacional e instituições correlatas aliadas às novas tecnologias digitais que vêm sendo incorporadas nos últimos anos. Na vanguarda desse segmento encontra-se o Museu de História Natural de Londres que irá apresentar o andamento de projetos que trabalham de forma ampla dados de história natural em museus e instituições científicas da Europa no escopo dos projetos DISSCO e Synthesys.
Nesse contexto, ações estratégicas na digitalização, salvaguarda e disponibilização de dados de coleção em plataformas abertas tem sido a tendência nos últimos anos a ser seguida. Tais medidas, aliadas as novas tecnologias digitais, permitem a caracterização rápida e confiável do acervo, proporcionam procedimentos gerenciais eficientes e com rastreabilidade das amostras e das informações a elas associadas e é essencial para promover a preservação e acessibilidade aos dados ao conferir maior longevidade através do armazenamento e redução do manuseio.
O workshop também vai debater como o acesso aos dados de forma aberta aumenta enormemente a visibilidade e solidifica a relevância das instituições, permitindo maior articulação entre acervos e políticas patrimoniais de preservação e difusão científica e cultural.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.