FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 31 de agosto de 2019

IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais

IX SEMINÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MG
SERÁ EM ANDRADAS, DE 20 A 22 DE SETEMBRO

Pela primeira vez no Sul de Minas, evento que trata da imigração italiana no Estado propõe debate sobre formas de desenvolvimento local e sustentável, comuns na Itália e que podem ser reproduzidas por aqui. Para falar sobre o assunto, o Seminário contará com a presença de dois convidados internacionais, especialistas em agriturismo.
O Seminário da Imigração Italiana em MG é um evento anual que envolve palestras, debates, exposições e trocas de conhecimento sobre a história e a importância da presença italiana no Estado. Busca, também, incentivar intercâmbios culturais e comerciais entre Minas e a Itália, por meio de discussões sobre temáticas atuais e pertinentes acerca do que ocorre lá e aqui.
Em 2019, pela primeira vez, o Seminário acontece no Sul de Minas, mais especificamente no município de Andradas. Por causa do crescimento da produção do café, além do fim da escravidão – dois fatos ocorridos no mesmo período – a região viu surgir, entre o final do século XIX e o início do século XX, uma explosão migratória. Milhares de famílias deixaram a Itália e vieram tentar a sorte trabalhando nas fazendas de café do entorno – que compreende não apenas o Sul de Minas, mas também o Oeste paulista, que, inclusive, incentivou a vinda da mão-de-obra italiana de forma subsidiada. Atraídos pelas oportunidades de trabalho em território mineiro, bem como pela expansão da rede ferroviária na região, muitos italianos se deslocaram de SP para o Sul mineiro. Com o tempo, compraram pequenas porções de terras e se estabeleceram em cidades como Poços de Caldas, Andradas e Ouro Fino.
Apesar dessa presença forte de italianos e descendentes, e que se faz influente ainda hoje em toda a região, sobretudo na atividade agrícola, existem poucos trabalhos científicos e históricos a respeito. O Seminário busca fomentar novas pesquisas, divulgar novos dados e informações e debater, tanto com os próprios descendentes que protagonizam esta história, quanto com a população em geral, quais são os reflexos das contribuições da imigração italiana em MG e em todo o Brasil.
Não menos importante é o incentivo que o evento dá ao debate sobre temas atuais, sempre com o intuito de divulgar a Itália de hoje e suas possíveis relações com nosso Estado. Terra de inúmeros atrativos turísticos, a Itália é mundialmente reconhecida como detentora de um patrimônio histórico, natural, gastronômico e social incomparáveis. O modelo do agriturismo – atividade turística que envolve o contato com a terra, com as tradições familiares e com a agricultura socialmente responsável – se desenvolveu enormemente na Itália desde seu surgimento, em meados dos anos 70. É, hoje, um setor de fundamental importância para a boa sobrevivência dos pequenos produtores rurais e para as famílias que vivem da terra. O agriturismo une o que a Itália tem de melhor a oferecer ao mundo, do ponto de vista turístico, à agroeconomia sustentável e multifuncional.
Para falar sobre o agriturismo na Itália, dois convidados italianos, experts no tema, participarão dos debates durante o Seminário. O primeiro é o romano Carlo Hausmann, doutor em Ciências Agrárias, diretor general da Agro Camera que integra a Câmara de Comércio de Roma. Hausmann é especialista em desenvolvimento rural, produções alimentares típicas e agriturismo. O segundo convidado italiano é o professor Saverio Senni, do Departamento de Ciências Agrárias e Florestais da Universidade de Tuscia, em Viterbo.
Por suas características fortemente ligadas às tradições e ao trabalho em família, por seu caráter sustentável e por suas relações com o campo e com a natureza, o agriturismo italiano é um modelo que pode perfeitamente se adequar à realidade local do Sul de Minas, especialmente entre os descendentes que conservam laços históricos com os hábitos e os costumes da Itália. Assim, este será um dos eixos temáticos a serem debatidos durante o Seminário.
Além disso, o evento convida a todos – descendentes de italianos ou não – a participar dos debates e palestras, objetivando saber um pouco mais da experiência da imigração italiana em MG e na região Sul do Estado, e, quem sabe, conhecer as próprias origens. Num país em que cerca de 30 milhões de pessoas têm ascendência italiana – cerca de 15% de toda a população – é fundamental este resgate da história, por meio de pesquisas, levantamentos e, claro, da tradição oral e da memória das pessoas.
O IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Todo o evento é gratuito e aberto para o público em geral. As palestras e mesas são transmitidas ao vivo, podendo ser acompanhadas via Facebook e YouTube, nos canais do Seminário.