FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

XXV SNPTEE

                                   Minas Gerais recebe maior evento do setor elétrico
Seminário promete estimular o debate sobre os novos desafios do setor elétrico
Belo Horizonte será a capital nacional do setor elétrico entre os dias 10 e 13 de novembro. Nessas datas, a cidade receberá a 25ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). O evento tem o objetivo de capacitar e desenvolver as habilidades dos profissionais envolvidos com atividades técnicas e ambientais cada vez mais complexas.
O SNPTEE, que surgiu na década de 1970, está prestes a completar 50 anos. Essa será quarta vez em que o seminário acontecerá em solo mineiro. As edições anteriores em Minas Gerais foram realizadas em Belo Horizonte, em 1973 e 1987, e em Uberlândia, em 2003.
O superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig e coordenador-geral do XXV SNPTEE, Nelson Benício, destaca o encontro como uma oportunidade de promover o intercâmbio de informações e compartilhar conhecimento sobre os diversos players do setor elétrico nacional e internacional.
“O público do seminário é composto por profissionais experientes e iniciantes, representando diversas empresas, seja de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos e outras inúmeras que atuam no setor elétrico, tanto no Brasil como no exterior”, afirma Benício.
A cada edição, o SNPTEE reúne aproximadamente 1,8 mil participantes. Neste ano, a novidade será o Next Generation Network Showcase (NGNS), uma iniciativa do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré). O mostruário visa propiciar aos jovens membros da organização a chance de apresentarem seus trabalhos a um público especializado e desfrutarem da possibilidade de desenvolver e construir networking desde o início de suas carreiras.
A coordenação do SNPTEE tem sido feita em sistema de rodízio desde o seu início, em 1971. À frente da organização do evento estiveram grandes empresas, tais como Itaipu, CTEEP, Cemig, Copel, Furnas, Chesf, Eletrosul e Eletronorte.
As inscrições para o XXV SNPTEE serão abertas no dia 20 de agosto. Mais detalhes podem ser obtidos no site do evento.
Sobre o SNPTEE
Promovido pelo CIGRE-Brasil, o SNPTEE é o maior evento técnico do país e um dos maiores do mundo na área de sistemas elétricos. O seminário tem reunido, a cada dois anos, os principais profissionais das concessionárias de energia elétrica, universidades, centros de pesquisa, empresas de engenharia e consultoria, fabricantes de equipamentos e instituições correlatas, além de consumidores do Brasil e do exterior.

Durante o SNPTEE, o público pode conferir apresentações e discussões de trabalhos técnicos em plenárias, que buscam promover o intercâmbio de informações técnicas e gerenciais.
Os desafios técnicos do sistema elétrico brasileiro e as inovações tecnológicas em escala mundial estão contemplados no escopo e na lista de temas dos 16 grupos de estudo que constituem o SNPTEE. Entre os destaques estão: inserção da geração intermitente; sistema de transmissão associado às grandes usinas hidroelétricas na Região Amazônica; integração de meios de storage (armazenamento); implantação da geração distribuída, da microgeração e redes inteligentes; impacto das alterações climáticas e ambientais; captação e desenvolvimento dos recursos humanos para superar desafios.
Após uma reformulação, o SNPTEE terá dois novos grupos de estudos neste ano: sistemas de distribuição e sistemas de geração eólica, solar e armazenamento. As mudanças alinham-se às tendências observadas no setor elétrico, permitindo aos participantes debater temas relevantes e cruciais para o crescimento sustentável das empresas de energia elétrica.


Data: de 10 a 13 de novembro de 2019
Local: Expominas - Centro de Feiras de Minas Gerais George Norman Kutova
Endereço: Avenida Amazonas, 6200, Gameleira - Belo Horizonte/MG
Mais informações: www.xxvsnptee
Data: de 10 a 13 de novembro de 2019
Local: Expominas - Centro de Feiras de Minas Gerais George Norman Kutova
Endereço: Avenida Amazonas, 6200, Gameleira - Belo Horizonte/MG
Mais informações: www.xxvsnptee