O conceito desta exposição é inédito no mundo, pois os visitantes poderão utilizar estações de trabalho touchscreen para manipular e recriar alguns cartazes de forma lúdica, mudando as cores, fotos, fontes, e compartilhando o resultado nas suas redes sociais (Facebook, Twitter, etc) ou por e-mail.
A criação deste aplicativo exclusivo está a cargo da ICE INTERACTIVE, da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. A ICE desenvolveu software com tecnologia FTRI (Frustrated Total Internal Reflection) especialmente para a exposição. Essa tecnologia permite a manipulação de imagens a partir de toques, mas sem a necessidade de projeção em tela fixa. Em vez disso, utiliza-se uma câmera e um projetor. Permitindo a projeção das imagens em superfícies maiores do que telas touchscreen convencionais e a um custo muito menor.
Além das estações com sistema touch screen, CARTAZ EM CARTAZ, DE FERNANDO PIMENTA também contará com 08 monitores de 42 e 50 polegadas dispostos como uma tradicional exposição de cartazes, onde o público terá acesso ao imenso acervo do artista sendo comentado por entrevistas em vídeo com produtores, cineastas, atores, diretores de arte e outros designers falando sobre os conceitos fundamentais de um cartaz e de como se desenvolve o seu processo criativo, resgatando as técnicas utilizadas desde os primórdios até o desenvolvimento dos modernos programas gráficos.
CARTAZ EM CARTAZ, DE FERNANDO PIMENTA apontará para o futuro com o uso de novas tecnologias e materiais eletrônicos disponíveis para essa atividade e vislumbrará como serão os cartazes nas portas dos cinemas nos próximos 10, 20 ou 30 anos.
A vernissage de abertura da exposição “Cartaz em Cartaz, de Fernando Pimenta” para convidados e imprensa será no dia 10 de outubro, dentro da programação oficial do Festival do Rio.