FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 23 de outubro de 2011

RioComicon 2011



As histórias em quadrinhos, manifestação típica da cultura de massas, atingiram, ao longo de um pouco mais de um século, milhões de pessoas em diferentes culturas, transformando outras linguagens e se afirmando como fator de identidade para muitos grupos sociais.

Das artes plásticas ao cinema e à televisão, passando pelas complexas redes de comunicação estabelecidas pelo advento da internet, as histórias em quadrinhos ajudam a construir uma identidade cultural para o país. No início dos anos 1990, o Rio de Janeiro foi palco de dois grandes eventos internacionais do gênero.

Hoje, passados quase 20 anos, a cidade volta a sediar um evento internacional de quadrinhos, o Rio Comicon, Festival Internacional de Quadrinhos e Cultura Pop, cuja segunda edição acontece entre os dias 20 e 23 de outubro de 2011 no Ponto Cultural Barão de Mauá – Estação Central da Leopoldina, construção de grande porte inaugurada em 6 de novembro de 1926.

Ainda que o festival tenha o seu enfoque principal nas histórias em quadrinhos, ele tentará dar voz ao movimento de muitos representantes da cultura pop que, através da incorporação da publicidade, de imagens televisivas, cinema e arte urbana, recusam a separação arte/vida.
O Rio Comicon 2011 é um evento formado por exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, colóquio, ciclo de animação, documentários sobre quadrinhos, lançamentos, cosplay, livraria de HQ, estandes de produtos pop e espaços para artistas independentes.

O Rio Comicon 2011 estará aberto à visitação de 20 a 23 de outubro de 2011 das 10h às 22h.