FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Seminário "Interlocuções Brasil-Itália-A Presença Italiana na Arquitetura

Seminário internacional:
Interlocuções Brasil-Itália: A presença italiana na arquitetura das cidades brasileiras
Local:
Arquivo Nacional
Praça da República, 173
20211-350 – Rio de Janeiro, RJ
Tels: (21) 2179-1273 / 2179-1275 / 2179-1276
Data:
De 19, 20 e 21 de outubro de 2011
Horário: de 9h às 18h
Promoção:
Arquivo Nacional, Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, PROURB-Programa de Pós-graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ, CAU- Centro de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro
Produção executiva:
Arquivo Nacional
CAU-Centro de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro
Apoio
Museu Paulista, Instituto Lina Bo e PM Bardi, DOCOMOMO – Rio de Janeiro, ANPARQ, Editora Casa da Palavra, Instituto dos Arquitetos do Brasil – IABRJ.


Apresentação do evento:

Os governos da Itália e do Brasil estão organizando entre 15 de outubro de 2011 e 30 de junho de 2012 uma série de iniciativas culturais intituladas “Momentos da Itália no Brasil”. Nesse contexto, o Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Arquivo Nacional, o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e o Centro de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e com o apoio de empresas e instituições culturais, está promovendo um seminário acadêmico que visa documentar e analisar a significativa contribuição de arquitetos e construtores italianos na construção das cidades brasileiras.
Trata-se da oportunidade de conjugar o esforço de dezenas de pesquisadores na promoção de um inventário de autores e uma reflexão sistematizada sobre o processo de constituição da paisagem cultural e construída das cidades brasileiras, levando-se em conta: o conhecimento produzido nas últimas décadas, os novos temas e formas de abordagem. Evidentemente, o processo de urbanização no Brasil não foi linear ou simplesmente cumulativo e a compreensão de suas inúmeras miscigenações vem sendo renovada, sobretudo nos últimos 20 anos.
De Bezzi e Januzzi a Piacentini, Calabi ou Nervi, passando pelos Arcuri em Juiz de Fora, construtores de origem italiana de renome ou às vezes pouco conhecidos e até anônimos tiveram importante papel histórico e estético fazendo circular idéias, formas, materiais e práticas construtivas por todo o Brasil como será também o caso de Giacomo Palumbo em Recife e Natal ou Santoro em Manaus e Salvador.
Mais de 30 pesquisadores e especialistas de diferentes universidades de todo o Brasil, estarão presentes para discutir e – por que não?- também celebrar, estes diferentes momentos de cultura ítalo-brasileira e de seu patrimônio comum.
Inscrições através do site: www.arquivonacional.gov.br


Outras informações:
Coordenação geral
Margareth da Silva Pereira (leU-laboratório de Estudos Urbanos) PROURB-FAU-UFRJ
spmarg@terra.com.br
Maria Pace Chiavari – PROURB/ UFRJ
marpace@gmail.com
Secretaria Executiva
Maria Helena Rohe Salomon ( CAU- Centro de Arquitetura e Urbanismo da PCRJ)
momentositalia@gmail.com
Comissão científica
Andrey Rosenthal – UNB
Donatella Calabi – Instituto Universitário de Veneza
Giovanna Rosso Del Brenna – Università degli Studi di Genova
Fernanda Fernandes –USP
Margareth da Silva Pereira – UFRJ
Maria Pace Chiavari – UFRJ
Renato Anelli – USP- São Carlos
Roberto Segre – UFRJ
Instituições envolvidas:
Universidade de Brasília, Universidade de Gênova, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Universitário de Veneza, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Mato-Grosso do Sul.
Os textos do seminário serão reunidos e editados sob a forma de um livro fartamente ilustrado que será lançado no primeiro semestre de 2012.
Veja aqui a programação…