De 29 de setembro a 13 de novembro, a exposição no Centro Cultural Correios abre o acervo de importantes colecionadores, entre eles
Roberto Marinho, Geneviève e Jean Boghici.
Roberto Marinho, Geneviève e Jean Boghici.
Obras de Rodin, Kandinsky, Renoir, Chagall, Bosch, Delaunay, Braque, Modigliani estarão reunidas na exposição “Paixões Privadas – A Arte Europeia nas Coleções Particulares do Rio de Janeiro”. Com curadoria de Romaric Büel, a mostra reúne mais de 70 obras de arte de diferentes períodos e artistas, com técnicas e materiais diversos. São telas, desenhos, aquarelas, esculturas e tapeçarias que revelam as paixões particulares de Roberto Marinho, Geneviève e Boghici, entre outros importantes colecionadores.
“As relações entre o Rio de Janeiro e a arte européia festejarão em breve 450 anos. A arte barroca das igrejas de Lisboa e Porto tinha sido trazida, desde a Descoberta, pelos colonos portugueses e as ordens religiosas que os acompanhavam. Mas não é esta a arte que desejo mostrar nesta exposição. Meu interesse é achar, no Rio, vestígios de uma outra Europa. Encontrar uma arte especificamente européia, como aquela tão bem preservada das coleções dos Estados Unidos ou, mais perto daqui, da Argentina, e até mesmo de São Paulo”, explica Romaric.
“O objetivo desta exposição é levar o público a descobrir uma herança pouco conhecida, até então nunca mostrada, como também incentivá-lo a colecionar. Queremos despertar a paixão pela arte”, resume. Da Grécia antiga à arte contemporânea, 70 obras de arte indicam interesses singulares de cada colecionador. Na entrada, a cenografia, concebida por Gerardo Vilaseca, reproduz o “gabinete do colecionador”, com algumas peças pertencentes ao próprio curador, Romaric Büel.
Mas o que causa mais impacto é contemplar, numa mesma montagem, uma ânfora grega datada de 500 A.C.; O Beijo, de Auguste Rodin; uma escultura de mármore greco-romana; a natureza morta de Georges Braque; o guache Bicho em Fundo Preto assinado por Wassily Kandinsky. Também merecem destaque a tela Busto de Coco, de Auguste Renoir; a escultura greco-romana Alegoria da Fortuna; a aquarela Mulher vestida para a noite, de Sonia Delaunay, da década de 20.
Serviço:Exposição “Paixões Privadas – A Arte Européia nas Coleções Particulares do Rio de Janeiro”
Abertura: 28 de setembro, às 19h
Visitação: de 29 de setembro a 13 de novembro de 2011
Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio de Janeiro-RJ
Visitação: de terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Telefones: (21) 2253-1580
Visite: www.correios.com.br
Curadoria: Romaric Büel
Patrocínio: Correios
Realização: Centro Cultural Correios