FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lançamento da Revista Zum

Chega às livrarias e às principais bancas do país ZUM, a nova revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles. Para marcar o lançamento, que acontece no Rio de Janeiro (6 de outubro, quinta, às 20h, no IMS-RJ) e em São Paulo (8 de outubro, sábado, às 11h, no Teatro Eva Herz), o IMS traz ao Brasil Peter Galassi, curador-chefe do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York entre 1991 e 2011.

Também será apresentada uma entrevista com o fotógrafo Robert Frank – que tem imagens publicadas nesta primeira edição da ZUM –, gravada em vídeo por João Moreira Salles em 1989.
A semestral ZUM – sai em outubro e abril – pretende mostrar a amplitude do universo fotográfico, publicando ensaios inéditos ou pouco conhecidos de importantes fotógrafos brasileiros e estrangeiros, acompanhados de entrevistas, artigos e textos históricos. O objetivo da ZUM é divulgar a fotografia, estimular a reflexão crítica e fazer com que esse universo se relacione com outras áreas artísticas, como o cinema, a literatura e as artes plásticas.

Ao tratar de fotografia contemporânea, ZUM não poderia deixar de publicar em seu primeiro número trabalhos (dois deles inéditos) do canadense Jeff Wall, analisados um a um pelo especialista Craig Burnett. Com imagens de grandes dimensões, Jeff Wall ajudou a abrir as portas dos museus para a fotografia, possibilitando que essas obras pudessem dividir espaço com pinturas e esculturas.
A nova publicação do IMS também traz em sua primeira edição dez imagens do fotógrafo Robert Frank, que se afastou do mundo e da imagem perfeita depois de publicar The americans. As fotografias, feitas em polaroide, são comentadas pelo professor de história da fotografia em Nova York Luc Sante.
No maior ensaio fotográfico da revista, o crítico de cinema José Carlos Avellar conta como Jorge Bodanzky inclui o cinema em sua carreira de fotógrafo.
Quinze fotografias de Miguel Rio Branco, quase todas inéditas, estão na primeira edição da ZUM. Para o crítico de arte Rodrigo Naves, em texto que sucede as imagens, nessas fotos “os objetos mantém uma relação generosa com o espaço. (…) Uma planta marítima levada pelas ondas, algumas conchas, restos de uma fogueira, tudo fala com lirismo de uma realidade amena, com a qual é possível conviver de modo suave.”
O número inaugural da nova revista do IMS traz também fotografias do japonês Kohei Yoshiyuki. Entre 1971 e 1979, o fotógrafo frequentou três parques de Tóquio (Shinjuku, Yoyogi e Ayoama) durante a noite. Trabalhou no escuro, sem ser identificado, com um filme especial e flash infravermelho. Yoshiyuki flagrou cenas de casais praticando sexo e, na maioria das vezes, sendo observados. O escritor Bernardo Carvalho analisa as imagens e fala sobre o voyeurismo.
A praia de Ramos, no Rio de Janeiro, foi fotografada por Julio Bittencourt sem retoques. “Aqui só vêm os nativos e todos falam a mesma língua, os mesmos sinais de que, preto ou branco, gordo ou magro, o importante não é sair bem na foto, mas sentir o sol na pele, beber uns gorós, tentar a sorte com alguém e chutar o tempo para longe”, escreve o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos.
ZUM publica ainda uma entrevista feita pelo alemão Ulf Erdmann Ziegler com Bernd e Hilla Becher, concedida em 2000. O casal que influenciou a fotografia contemporânea fala do projeto que os ocupou por 50 anos: fotografar e classificar as estruturas industriais que seguem desaparecendo da paisagem moderna.
E Fábio D’Almeida conta como os estudos sobre fotografia e movimento do americano Eadweard Muybridge em 1872 foram parar na pintura histórica de Pedro Américo.
Editada por Thyago Nogueira e com direção de arte de Elisa von Randow, ZUM tem uma seção fixa, Retícula, onde são publicadas resenhas de publicações sobre fotografia.


180 págs. / R$ 38 / Clique aqui para comprar a revista ZUM # 1



LANÇAMENTO DA REVISTA ZUM & CONFERÊNCIA COM PETER GALASSI
Rio de Janeiro
Instituto Moreira Salles – RJ
Dia 6 de outubro, quinta-feira, às 20h
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Tel.: 21 3284-7400/ 21 3206-2500
Lugares limitados à lotação das salas
Tradução simultânea
São Paulo
Livraria Cultura Conjunto Nacional
Teatro Eva Herz
Dia 8 de outubro, sábado, às 11h
Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo, SP
Tel.: 11 3170-4059
Lugares limitados à lotação das salas (retirada de senhas a partir das 10h)
Tradução simultânea