FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Exposição "Corpo e Alma-Carmen Thompson"



A mostra reúne 14 gravuras em metal sobre papel com diferentes dimensões e técnicas em água-tinta, água-forte, ponta seca e lavis. A artista plástica e bailarina, Carmen Thompson, decidiu montar a exposição tendo como base dois solos por ela dançados no Festival Internacional de Flautas, Oboés e Fagotes, realizado no Forte de Copacabana em novembro de 2009. As fotografias daquela apresentação foram inicialmente trabalhadas pela arte digital e, em seguida, transformadas em Gravuras.
A exposição tem como objetivo integrar os diferentes segmentos de arte: dança, fotografia, digital e Gravura, fazendo um percurso por elas e gerando uma transformação na matéria da outra como se fosse uma coreografia. Além das gravuras, a mostra exibe um vídeo que trata desse percurso. “O movimento do corpo é a matéria prima da exposição e o fio condutor é a alma", afirma a artista.
A artista é bailarina contemporânea com passagem pelo ballet clássico quando ainda criança. Na juventude migrou para a dança moderna e depois para a dança contemporânea. Na época teve influência de Klauss Vianna e participou de vários espetáculos dirigidos por Rainer Vianna. Nas artes plásticas se dedicou ao desenho, à aquarela e à escultura usando vários materiais. Agora faz esta incursão pela gravura.
Em Corpo e Alma, Carmen Thompson nos propõe uma nova leitura da dança através da arte da gravura. Em seu trabalho desenvolvido na oficina de gravura do Museu do Ingá, em Niterói, a artista transpôs o registro fotográfico de suas performances de dança para as matrizes de gravura em metal, fazendo delas novos instrumentos de sua expressão artística. As chapas de latão trazem gravados os movimentos do corpo transformados em nuances de sulcos e texturas pelo ácido. Esses movimentos, cristalizados na superfície impressa de papel, novamente poderão, como na dança, reproduzir-se sob olhar do espectador, afirma Luiz Antonio Lopes de Souza, da Oficina do Ingá.
Serviço:

Exposição “Corpo e Alma” – Carmen Thompson
Abertura: 28 de setembro, às 19h
Visitação: de 29 de setembro a 13 de novembro, terça a domingo, de 12h as 19h – Grátis
Patrocínio: Correios
Realização: Centro Cultural Correios