FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 30 de outubro de 2011

IV Festival Internacional de Sopros

mmuseu3 -azul-600

Seguindo o sucesso dos festivais das harpas, IV o Festival Internacional de Sopros com ênfase no Oboé, Fagote,Clarineta e Flauta  é a atração de novembro de Música no Museu. Serão 28 concertos de sopros de 4 a  30 denovembro no Rio de Janeiro e que somados aos demais espaços ,não só no  Rio, mas também São Paulo e Porto Alegre, além do encerramento do Música no  Museu Internacional em Sydney na Austrália, com o Almendrix Trio,totalizam 37  concertos no mês.

O Curador do Festival , oboísta - compositor Harold Emert, inspirou-se nos Festivais anuais do International DoubleReed  Society, onde participou cinco vezes como intérprete em várias cidades dos EUA,  Buenos Aires e Melbourne, na Austrália. Para ele ¨O Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espero que com este festival comece um novo ciclo principalmente para as palhetas duplas (oboé e fagote). Temos todos os anos  festivais dos cellos e harpas, que estão sendoincluídos em trilhas sonoras de  novela e filmes nacionais.Então, porque não os nossos instrumentos?”

A abertura do IV Festival Internacional de Sopros se dará com a Orquestra Jovem Música no Museu, na sexta-feiradia 4 de novembro  no CC Light com a estréia do "Concerto para Clarineta e Cordas" do Maestro  Anderson Alves dedicado ao prof.JoséCarlos de Castro, grande clarinetista tendo  como intérprete aThatyana Silva, além do "Gran Duo" para clarineta, contrabaixo  eorquestra de cordas de Bottesini, tendo como solistas: Cristiano Costa, clarineta e Natália Terra, contrabaixo e, encerrando, a Sinfonia para Cordas em  Ré maior de F.Mendelsohn.

Dentre os convidados internacionais os Oboístas  Kevin Vigneau (EUA, prof. Universidade de NovaMéxico e 1º oboista da Orquestra  do novo México, GuyPorat (Israel, prof. de Hochschule de Musik,Vienna), Eric  Ohlsson (EUA,prof. Fla. State Univ.), Mary Lindsey Bailey ( EUA -Prof na  Universidadede Colorado e é a principal oboísta da Grand JunctionSymphony  Orchestra), Dr. Janice Crews (EUA) e os fagotistas Scott Pool (EUA Prof. da  Universidade do Texas), Lynn Hileman (EUA Universidade deWest Virginia) e  Richard Meek (EUA Prof. da Universidade do Texas).

Paralelamente, serão  realizadas master classes, nos dias 07 e 14,na Escola de Música Villa-Lobos  Funarj, abertas aos estudantes destes instrumentos.
Outras atrações: Mauro Senise, sax e Gilson  Peranzzetta, piano, dia 11, às 15h, no Centro CulturalJustiça Federal, e da  Orquestra Rio Camerata, dia 25, no Museu Histórico Nacional, às 12h30.

Ainda no  dia 25, teremos a comemoração do 9º aniversário do Madrigal CruzLopes, na  Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, às 19h.
Homenagens especiais a comemoração do Dia de Zumbi  com a Primeira Escola de Congo – São Benedito DoÊre, de São Paulo, no dia 20 de  novembro no Museu Militar Conde de Linhares.