Seguindo o sucesso dos festivais das harpas, IV o Festival Internacional de Sopros com ênfase no Oboé, Fagote,Clarineta e Flauta é a atração de novembro de Música no Museu. Serão 28 concertos de sopros de 4 a 30 denovembro no Rio de Janeiro e que somados aos demais espaços ,não só no Rio, mas também São Paulo e Porto Alegre, além do encerramento do Música no Museu Internacional em Sydney na Austrália, com o Almendrix Trio,totalizam 37 concertos no mês.
O Curador do Festival , oboísta - compositor Harold Emert, inspirou-se nos Festivais anuais do International DoubleReed Society, onde participou cinco vezes como intérprete em várias cidades dos EUA, Buenos Aires e Melbourne, na Austrália. Para ele ¨O Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espero que com este festival comece um novo ciclo principalmente para as palhetas duplas (oboé e fagote). Temos todos os anos festivais dos cellos e harpas, que estão sendoincluídos em trilhas sonoras de novela e filmes nacionais.Então, porque não os nossos instrumentos?”
A abertura do IV Festival Internacional de Sopros se dará com a Orquestra Jovem Música no Museu, na sexta-feiradia 4 de novembro no CC Light com a estréia do "Concerto para Clarineta e Cordas" do Maestro Anderson Alves dedicado ao prof.JoséCarlos de Castro, grande clarinetista tendo como intérprete aThatyana Silva, além do "Gran Duo" para clarineta, contrabaixo eorquestra de cordas de Bottesini, tendo como solistas: Cristiano Costa, clarineta e Natália Terra, contrabaixo e, encerrando, a Sinfonia para Cordas em Ré maior de F.Mendelsohn.
Dentre os convidados internacionais os Oboístas Kevin Vigneau (EUA, prof. Universidade de NovaMéxico e 1º oboista da Orquestra do novo México, GuyPorat (Israel, prof. de Hochschule de Musik,Vienna), Eric Ohlsson (EUA,prof. Fla. State Univ.), Mary Lindsey Bailey ( EUA -Prof na Universidadede Colorado e é a principal oboísta da Grand JunctionSymphony Orchestra), Dr. Janice Crews (EUA) e os fagotistas Scott Pool (EUA Prof. da Universidade do Texas), Lynn Hileman (EUA Universidade deWest Virginia) e Richard Meek (EUA Prof. da Universidade do Texas).
Paralelamente, serão realizadas master classes, nos dias 07 e 14,na Escola de Música Villa-Lobos Funarj, abertas aos estudantes destes instrumentos.
Outras atrações: Mauro Senise, sax e Gilson Peranzzetta, piano, dia 11, às 15h, no Centro CulturalJustiça Federal, e da Orquestra Rio Camerata, dia 25, no Museu Histórico Nacional, às 12h30.
Ainda no dia 25, teremos a comemoração do 9º aniversário do Madrigal CruzLopes, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, às 19h.
Homenagens especiais a comemoração do Dia de Zumbi com a Primeira Escola de Congo – São Benedito DoÊre, de São Paulo, no dia 20 de novembro no Museu Militar Conde de Linhares.