Uma exposição que retrata um dos elementos fundamentais à vida e ao homem – a água –e que é voltada para uma das questões mais importantes e comentadas, principalmente neste início do século XXI, – a sustentabilidade ambiental. Assim é a mostra “AQUA”, dos artistas Sandra Passos e Elio Haddad, que será inaugurada, no dia 1º de outubro, às 16h, no Parque das Ruínas.
Sandra Passos e Elio Haddad realizaram uma intensa pesquisa sobre o assunto e puderam observar a amplitude do desejo do homem de purificar-se como valor fundamental em todas as culturas no sentido mais ancestral. A partir dessa análise dialética da água enquanto um agente catalisador, e do Universo enquanto local de probabilidades, nasce “AQUA”. O termo não poderia ser mais apropriado.
Farão parte da mostra duas instalações, uma escultura, um vídeo e uma fotografia da performance realizada pelos artistas, que ocuparão o espaço da galeria e duas salas nas ruínas. Todos os trabalhos oferecem uma discussão positiva sobre as questões ecológicas da contemporaneidade, mas de uma forma leve e poética. Não se quer apenas evidenciar as drásticas mudanças ambientais, mas fazer o público pensar no que pode estar causando isso.
Uma denúncia ao sistema. Por meio das obras apresentadas na mostra, pode-se perceber a agressão que o homem pratica contra o meio ambiente. Seja olhando duas baleias encalhadas, seja percebendo a árvore feita de mangueiras transparentes com grandes raízes e galhos, mostrando a água como elo que une a vida e que é purificada. “A relação arte e vida sempre esteve presente em minhas exposições e, especialmente nesta, os trabalhos dimensionam uma reflexão sobre a necessidade de preservação dos ecossistemas indispensáveis à manutenção da vida no planeta. Todavia, introduzem uma simbologia das águas como elemento universal de fertilidade e fecundidade, um elemento purificador capaz de libertar o homem do pecado original”, afirma Sandra Passos.
A mostra não trata somente de consciência ecológica e da preservação da biodiversidade, mas também de uma série de transformações que abordam as seguintes questões: cultura, consciência, vontade e liberdade. Todas partindo de uma origem particular em direção ao plano universal.
“De certa forma, expor a questão da necessidade humana, cuja origem repousa no desejo de controlar o mundo através da superação dos medos e inseguranças, é também atentar para o desejo ancestral de autopreservação, é literalmente ouvir o que nossos próprios sentidos têm a dizer sobre nosso corpo e apenas posteriormente sobre o mundo”, explica Elio Haddad.
“AQUA”
Uma exposição de Sandra Passos e Elio Haddad
Inauguração: 1º de outubro (sábado), às 16h
Exposição: de 1 a 30 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 18h
Local: Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Informações: (21) 2224-3922
Entrada grauita