FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Exposição Favelas


Quem foi que falou que favelas são lugares feios? Quem foi que disse que uma favela não é um bom lugar para se viver? Pois é, ainda há quem pense assim. Não é o caso do artista plástico Alex Brazil, que, com todo seu talento, usando a arte, oferece uma nova perspectiva para este cenário, trazendo um olhar transformador que vai surpreender muita gente.
De maneira criativa, o artista conseguiu retratar as favelas cariocas no trabalho “Favelas”, exposição constituída por 20 obras, incluindo pinturas sobre tela, pintura sobre esculturas de pedras portuguesas, registro fotográfico de intervenções urbanas e objetos confeccionados com brinquedos. As curiosas peças poderão ser vistas no Sesc Tijuca, entre os dias 10/2 e 31/3, de terça a sexta-feira, das 12h às 20h30 e, aos sábados, domingos e feriados das 8h às 16h30, com entrada franca e classificação livre.
Grande destaque da exposição é o painel com três mil bonecos, devidamente nomeados, com seis metros de extensão, que é ampliado a cada edição da mostra. “Minha meta é chegar aos dez mil bonecos, com a obra alcançando os dez metros”, comenta o artista plástico, que estudou desenho, pintura e modelagem em argila em cursos livres ministrados pela prefeitura de Duque de Caxias, município da baixada fluminense, onde nasceu.
Outra atração da mostra que também atrai muitos olhares é a pintura multicolorida em pedras portuguesas que, quando empilhadas em um monte, forma um mosaico cromático que remete automaticamente às favelas do Rio de Janeiro.
Com a exposição, Alex pretende enfatizar a investigação dos diversos suportes que o ajudam a trabalhar esteticamente com questões da pintura sem perder o cunho social a que se propõe. “Expor uma obra que provoque um olhar poético sobre o cotidiano das comunidades carentes culminará na valorização da sua forma de viver e na autoestima de seus habitantes”, acredita o artista plástico. E o Sesc Rio tem certeza!
E para quem não quiser só observar e estiver interessado em colocar a mão na massa, serão ministradas, paralelamente à exposição, cinco oficinas, nas quais os alunos aprenderão a trabalhar com pintura acrílica usando a pedra portuguesa como suporte. A técnica, bastante utilizada por Alex Brazil, estimula a criatividade dos alunos à medida que a pedra pintada pode retratar qualquer coisa que se imagine em três dimensões, permitindo a representação até mesmo do cotidiano deles.