FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mostra "Laboratório Criativo"

Com curadoria do escultor Sandro Lucena, a mostra da artista paulistana, Madalena Colette, reúne 15 trabalhos, de formatos variados, entre pinturas, colagens, costuras e objetos, resultados de experimentos plásticos com tintas, tecidos, fios, papéis, jornal e outros materiais. A riqueza de materiais e conteúdos, marcados de alguma forma pelo tempo ou pelo uso, mobiliza o processo criativo da artista na procura de elos, entre elementos do passado e do presente, entre o físico e o psíquico, o pessoal e o universal.
A mostra “Laboratório Criativo” apresenta as indagações poéticas da artista e as respostas surgem em transparências, superposições, mesclas de cores e materialidades, onde alternam-se sombras e luzes. As obras combinam opostos - suavidade e firmeza - que vão sendo integrados através do seu fazer criativo, destaca Angela Philippini, artista plástica e arteterapeuta.
O caminho simbólico da exposição relembra-nos que dentro de cada um de nós há sempre “um alquimista em seu laboratório” e, como nos tempos ancestrais, o desempenho adequado nas operações alquímicas dependerá de muito “labor e meditação”. E Madalena Colette não teme a complexa tarefa de ser “alquimista de si mesma” e transita, com fluência, por materialidades, pigmentos e sentidos, expressando através de suas obras, sua multiplicidade profissional.
Arte-educadora e Arteterapeuta, Madalena Colette desenvolve seu trabalho artístico atenta ao vínculo entre o processo criativo e o processo educativo e terapêutico vivenciado através da arte. O desenvolvimento de sua própria expressão criativa acontece paralelamente ao trabalho como educadora e terapeuta. Desde meados dos anos 80, focaliza o tema da criatividade em seus estudos e na experiência de trabalho com pessoas, organizações e comunidades.
“Esta integração de ofícios, mediada pela criatividade e pelos afetos, demonstra que é possível lavar a dor na cor, resgatar memórias, reordenar idéias, reconquistar projetos e renovar esperanças. O centro axial da transformação aflora a cada imagem, fornecendo um fio visível para reconhecer o significado do que foi desvelado pela criação”, conclui Ângela Philippini.

Serviço:

Exposição: “Laboratório Criativo” – Madalena Colette
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios