Com curadoria do escultor Sandro Lucena, a mostra da artista paulistana, Madalena Colette, reúne 15 trabalhos, de formatos variados, entre pinturas, colagens, costuras e objetos, resultados de experimentos plásticos com tintas, tecidos, fios, papéis, jornal e outros materiais. A riqueza de materiais e conteúdos, marcados de alguma forma pelo tempo ou pelo uso, mobiliza o processo criativo da artista na procura de elos, entre elementos do passado e do presente, entre o físico e o psíquico, o pessoal e o universal.
A mostra “Laboratório Criativo” apresenta as indagações poéticas da artista e as respostas surgem em transparências, superposições, mesclas de cores e materialidades, onde alternam-se sombras e luzes. As obras combinam opostos - suavidade e firmeza - que vão sendo integrados através do seu fazer criativo, destaca Angela Philippini, artista plástica e arteterapeuta.
O caminho simbólico da exposição relembra-nos que dentro de cada um de nós há sempre “um alquimista em seu laboratório” e, como nos tempos ancestrais, o desempenho adequado nas operações alquímicas dependerá de muito “labor e meditação”. E Madalena Colette não teme a complexa tarefa de ser “alquimista de si mesma” e transita, com fluência, por materialidades, pigmentos e sentidos, expressando através de suas obras, sua multiplicidade profissional.
Arte-educadora e Arteterapeuta, Madalena Colette desenvolve seu trabalho artístico atenta ao vínculo entre o processo criativo e o processo educativo e terapêutico vivenciado através da arte. O desenvolvimento de sua própria expressão criativa acontece paralelamente ao trabalho como educadora e terapeuta. Desde meados dos anos 80, focaliza o tema da criatividade em seus estudos e na experiência de trabalho com pessoas, organizações e comunidades.
“Esta integração de ofícios, mediada pela criatividade e pelos afetos, demonstra que é possível lavar a dor na cor, resgatar memórias, reordenar idéias, reconquistar projetos e renovar esperanças. O centro axial da transformação aflora a cada imagem, fornecendo um fio visível para reconhecer o significado do que foi desvelado pela criação”, conclui Ângela Philippini.
Serviço:
Exposição: “Laboratório Criativo” – Madalena Colette
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios