Um dos mais importantes artistas surrealistas brasileiros, Sami Mattar mostra  15 pinturas em óleo sobre tela em diversos formatos e tamanhos, e de diferentes  épocas e locais. As obras apresentam mensagens dirigidas, em grande parte, ao  bem estar do ser humano. A preservação ambiental é o principal foco abordado em  suas obras, com diversos trabalhos enfatizando a dicotomia  preservação/degradação; a figura da mulher simbolizando as belezas naturais  preservadas.
No momento em que todas as atenções do planeta estão voltadas para a defesa e  preservação ambiental, a exposição é oportuna por inserir um recado ilustrativo  através das telas de Sami Mattar: uma crítica poética às degradações impostas  pelo homem em nome de um desenvolvimento nada sustentável. Belas mensagens  pictóricas, elaboradas pelo artista reconhecido pelo primoroso desenho e uso das  cores sutis em suas obras.
“O prazer de pintar de Sami contagia aos que apreciam a arte criativa e pura,  sem receios de celebrar o belo e o lúdico, enredando definições aprazíveis e  interpretáveis; uma magia mística de quem detém amplo domínio da técnica; quase  sempre o surreal é soturno, triste e trágico pelos que se utilizam dessa  técnica”, argumenta o curador da mostra Ricardo Kimaid, ao enfatizar a  autenticidade do artista pelos temas escolhidos e o refinamento dos seus toques  sutis ao expressar toda beleza poética em seus quadros.
Serviço:
Exposição “Meu Mundo” – Sami Mattar
Curadoria: Ricardo Kimaid
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios
