FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Exposição Universo Feminino

A exposição “Universo Feminino” reúne 20 obras das artistas plásticas Nelly Gutmacher, Ana Sarabanda e Marilene Tapias, apresentando a visão de três mulheres sobre a condição feminina brasileira. O ponto de partida das artistas é construir/desconstruir e, nesta polaridade, encontrar soluções estéticas de formas diversas e novos suportes para suas criações. No processo, a identidade de cada uma se revela, mostrando a força de expressão em diferentes técnicas.
Nelly Gutmacher trabalha com fotomontagem digitalizada em tela. Ela mistura panos, papeis, fotografa, recorta, remonta e digitaliza. O resultado são formas híbridas, minerais, vegetais, animais que emergem das camadas da sua mitologia; Marilene Tapias usa técnica mista nas mandalas: colagens, tinta acrílica, casca de ovo, lápis, cola e pigmentos. A artista procura o básico, o essencial para suas pinturas com pigmentos naturais; Ana Sarabanda usa chapa de cobre gravada em água forte, no processo de monotipia. Faz marcas como tatuagens em tecidos antigos de linho. Em gestos repetidos e obsessivos, usa tinta, lava, costura e, ao final, borda. O resultado obtido são relevos que remetem ao passado.
Além da arte, elas têm em comum o desejo de ir além do que é esperado para três mulheres acima de 60. Todas nós temos uma boa história de vida. “Eu respiro arte há algumas décadas e as meninas resolveram seguir os meus passos”, diz Nelly Gutmacher. A artista, que tem 40 anos dedicados à arte ou, como costuma dizer à “grande jornada da vida”, estudou com Ivan Serpa em 1968, já lecionou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage Nelly. Reúne vários prêmios em todos os salões do Brasil e participações em várias exposições individuais e coletivas.
Marilene Tapias conheceu Nelly por indicação de uma amiga e passou a ter aulas com ela em 2007. Jornalista aposentada dedica-se, exclusivamente, à arte há cinco anos; Ana Sarabanda foi aluna de Nelly na EAV nos anos 80 e, em 2010, voltou a trabalhar com ela. Fez licenciatura em Artes Plásticas no Instituto Bennett de Ensino. Elas se inspiram em artistas como Chagall, Duchamps, Bispo do Rosário, Matisse, Cícero Dias, Klimt, Cèzanne, Cristina Canale, Louise Bourgeois e Eliane Duarte.

Serviço:

Exposição “Universo Feminino” – Nelly Gutmacher, Ana Sarabanda e Marilene Tapias
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios