A exposição “Universo Feminino” reúne 20 obras das artistas  plásticas Nelly Gutmacher, Ana Sarabanda e Marilene Tapias, apresentando a visão  de três mulheres sobre a condição feminina brasileira. O ponto de partida das  artistas é construir/desconstruir e, nesta polaridade, encontrar soluções  estéticas de formas diversas e novos suportes para suas criações. No processo, a  identidade de cada uma se revela, mostrando a força de expressão em diferentes  técnicas. 
Nelly Gutmacher trabalha com fotomontagem digitalizada em tela. Ela mistura  panos, papeis, fotografa, recorta, remonta e digitaliza. O resultado são formas  híbridas, minerais, vegetais, animais que emergem das camadas da sua mitologia;  Marilene Tapias usa técnica mista nas mandalas: colagens, tinta acrílica, casca  de ovo, lápis, cola e pigmentos. A artista procura o básico, o essencial para  suas pinturas com pigmentos naturais; Ana Sarabanda usa chapa de cobre gravada  em água forte, no processo de monotipia. Faz marcas como tatuagens em tecidos  antigos de linho. Em gestos repetidos e obsessivos, usa tinta, lava, costura e,  ao final, borda. O resultado obtido são relevos que remetem ao passado.
Além da arte, elas têm em comum o desejo de ir além do que é esperado para  três mulheres acima de 60. Todas nós temos uma boa história de vida. “Eu respiro  arte há algumas décadas e as meninas resolveram seguir os meus passos”, diz  Nelly Gutmacher. A artista, que tem 40 anos dedicados à arte ou, como costuma  dizer à “grande jornada da vida”, estudou com Ivan Serpa em 1968, já lecionou na  Escola de Artes Visuais do Parque Lage Nelly. Reúne vários prêmios em todos os  salões do Brasil e participações em várias exposições individuais e  coletivas.
Marilene Tapias conheceu Nelly por indicação de uma amiga e passou a ter  aulas com ela em 2007. Jornalista aposentada dedica-se, exclusivamente, à arte  há cinco anos; Ana Sarabanda foi aluna de Nelly na EAV nos anos 80 e, em 2010,  voltou a trabalhar com ela. Fez licenciatura em Artes Plásticas no Instituto  Bennett de Ensino. Elas se inspiram em artistas como Chagall, Duchamps, Bispo do  Rosário, Matisse, Cícero Dias, Klimt, Cèzanne, Cristina Canale, Louise Bourgeois  e Eliane Duarte.
Serviço:
Exposição “Universo Feminino” – Nelly Gutmacher, Ana Sarabanda e Marilene Tapias
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios
