O dia 20 de novembro guarda a memória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e traz a reflexão da igualdade racial e da inserção do negro na sociedade. O Museu Ciência e Vida preparou uma programação especial e diversa para que a história do negro no Brasil, a sua cultura e sua relação com a sociedade seja discutida, celebrada e valorizada. Durante todo o mês, atividades gratuitas para o público serão oferecidas. Confira!
08 de novembro – 9h
Oficina para Professores de Boneca Abayomi
Abayomi são bonecas de pano artesanais feitas de sobra de tecidos. Eram feitas pelas mulheres negras durante a época da escravidão, com o pano de suas saias, nos navios negreiros. O intuito era acalmar e trazer alegria a todos.
Gratuito
Inscrição pelo telefone 2671-7797
Direito a certificado
09 de novembro – 15h
Contação de História – O cabelo de Lelê
Lelê olha pro seu cabelo e pergunta: de onde vem tantos cachinhos? Na busca da origem de seu cabelo, de lá pra cá, Lelê descobre uma infinidade de possibilidades e beleza para seus cabelos enrolados. Um novo universo surge para a menina, encantada com tanta história.
Gratuito
11 de Novembro – 14h
Documentário “A voz dos quilombos”
Exibição do documentário. Em seguida, conversa com a idealizadora Lelette Coutto.
19 de Novembro – 14h
Mesa Redonda “Cultura de Consciência Negra”
O Brasil tem criado mecanismos para tentar refazer a dívida histórica da escravidão. Questões como políticas de combate ao racismo e de valorização da cultura negra estão presentes na agenda pública. Como o país e a Baixada Fluminense tem avançado nessa questão?
Gratuito
Inscrição pelo telefone 2671-7797
Direito a certificado
Cineclube Cederj – Especial Mês da Consciência Negra
Exibição do filme Histórias Cruzadas. Uma comédia dramática que retrata o cotidiano da sociedade americana na década de 1960, mostrando o preconceito racial e suas consequências.
Terças e quintas, às 14h30
Sábados, às 13h30